em

PG integra novo ranking das ‘cidades inteligentes’

Foto: Arquivo DC

O Paraná mais uma vez é destaque nacional no ranking de cidades inteligentes no Connected Smart Cities, que avalia todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Dez cidades paranaenses estão entre as 100 primeiras do ranking geral, sendo que Ponta Grossa ficou em 55º lugar, avançando cinco posições em relação ao ranking do ano anterior.

Ponta Grossa no ranking das ‘cidades inteligentes’

O levantamento considera 74 indicadores nos eixos de Inovação e Tecnologia, Mobilidade, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Educação, Energia, Governança, Urbanismo, Saúde, Segurança e Economia.

Em meio aos 100 municípios, Ponta Grossa ficou em 60º no item Mobilidade, 14º em Urbanismo, 79º em Educação. O destaque, portanto, foi o item Urbanismo, sobre o qual impactam questões básicas de infraestrutura, como a distribuição de água e o atendimento urbano de esgoto, assim como pontos de mobilidade e as leis que regem o ordenamento do solo.

Outros municípios

De um total de 656 municípios avaliados, tiveram destaque Curitiba (2º lugar) e Londrina (19º) no top 20, sendo apenas o estado de São Paulo com mais cidades no recorte. Além de Ponta Grossa, outras cidades que aparecem na lista das mais inteligentes do Brasil são Pato Branco (34º), Maringá (43º), Pinhais (48º), Cascavel (56º), Foz do Iguaçu (82º), Apucarana (86º) e São José dos Pinhais (95º).

“O Paraná mostra cada vez mais que está crescendo no conceito de cidades inteligentes em todas as regiões. É importante ressaltar os municípios do Interior, que assim como a Capital estão se desenvolvendo em inovação, modernizando seus serviços ao cidadão”, disse o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.

Veja o ranking completo acessando este LINK.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.