em

PG inicia reforma de prédio da Secretaria de Educação

A Prefeitura de Ponta Grossa deu início à reforma do prédio onde funcionava Fórum da Justiça do Trabalho . O imóvel, que está localizado no bairro de Uvaranas, esquina com a avenida Carlos Cavalcanti e Rua Valério Ronchi, será a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (SME). O valor da obra será de R$ 2,5 milhões e abrigará diversas frentes de trabalho da pasta.

Além de toda a estrutura administrativa, hoje instalada no subsolo da Prefeitura, o espaço vai reunir o Centro Municipal de Assistência Educacional Especializada (CMAEE), que atualmente está instalada na Usina do Conhecimento.O espaço também será cedido para o funcionamento do barracão da Merenda Escolar, além de armazenar arquivos da Secretaria e de outros setores.

De acordo com a Educação, a nova sede irá integrar todos os setores da pasta com o objetivo de melhorar o atendimento ao quadro de funcionários, com salas de formações e reuniões. A secretária de Educação, Esméria Saveli, destaca a importância de uma nova sede para a pasta.

"Com o aumento da população e expansão de Ponta Grossa nas últimas décadas, houve também um crescimento muito grande da rede municipal de ensino, com ampliação do atendimento e da estrutura da SME. A centralização administrativa dos serviços educacionais, no entanto, localizada no subsolo da Prefeitura, não cresceu conforme essas novas demandas da população e da comunidade escolar", explica.  

Segundo Saveli, a nova infraestrutura ajudará na ampliação e melhora do atendimento à população. "Vamos centralizar os serviços espalhados pela cidade, dando conta do aumento da rede e sinergia para o atendimento de diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras e demais funcionários, com espaço para preparação, reuniões pedagógicas, entre outras atividades", destaca.

A previsão de mudança da sede é para o segundo semestre de 2019. Atualmente, 120 funcionários trabalham na sede da Secretaria e, unindo outras unidades no mesmo espaço, serão aproximadamente 200 pessoas.

Obras de reforma da nova sede já foram iniciadas pela empresa responsável. (Foto: José Aldinan)

Relembre

A empresa responsável pelas obras de reforma do prédio foi contrata via processo licitatório em julho deste ano. O imóvel abrigou o Fórum da Justiça do Trabalho até que, em 2014, foi cedido ao município.

O prédio tem espaço de 1.800 metros quadrados de área construída, e possibilidade de ampliação em sua área externa. Em fevereiro, reportagem do DC mostrou que o imóvel, entregue em perfeitas condições há quatro anos, estava totalmente depredado, aparentemente pela ação de vândalos, se tornando abrigo para usuários de drogas e andarilhos. Todo o sistema elétrico foi danificado, assim como a estrutura do chão ao teto.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.