em

PG informa que reabrirá Pronto Atendimento Infantil no HUMAI

Município ainda não informou prazo, mas diz ter reabertura para volta dos atendimentos no sistema porta-aberta

Foto: Arquivo DC

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anunciou no final da tarde desta sexta-feira (1º), que será reaberto o Pronto Atendimento Infantil, no Hospital Universitário Materno-Infantil (HUMAI), antigo Hospital da Criança. A volta do serviço, interrompido em setembro de 2021, ainda não tem prazo para ocorrer. Mas, segundo a prefeitura, já conta com recursos disponíveis.

Pronto Atendimento Infantil

De acordo com a chefe do Executivo Municipal, uma nova configuração na Saúde de Ponta Grossa permitirá a abertura dos serviços no Hospital, atualmente sob gestão da UEPG. “Os recursos que até então eram utilizados no Hospital Municipal Amadeu Puppi, que passará por reformas urgentes, serão destinados ao novo Pronto Atendimento para a população infantil”, explicou Elizabeth. O atendimento será integrado ao sistema do Município através de parceria da Prefeitura com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Governo do Estado.

A prefeita explicou também que o serviço de atendimento infantil realizado na UPA Santa Paula continuará sendo disponibilizado: “será mais uma porta de entrada para situações de urgência e emergência e tem uma localização estratégica, por isso sua continuidade é essencial. Inclusive teremos mais um pediatra para auxiliar o atendimento nos horários de pico da UPA e, com isso, diminuir o tempo de espera. Portanto, Ponta Grossa passará a ter duas portas de entrada para atendimentos de urgência e emergência infantil”, ressaltou, frisando também que a nova configuração da Saúde ainda terá outras novidades em breve.

A interrupção do atendimento porta-aberta (acesso direto pela população), no final de 2021, gerou protestos ao longo dos últimos meses.

A prefeita Elizabeth Schmidt fez pronunciamento em suas redes sociais

Estratégia

Com relação ao Hospital Municipal, que está interditado, a prefeita explicou que o município tinha conhecimento das condições do prédio, mas não poderia suspender os serviços por conta da superlotação dos outros hospitais em função da pandemia. “Adiamos até onde pudemos. Como agora os internamentos por covid nos hospitais estão praticamente zerados, entendemos ser o momento para suspender os serviços para que o espaço seja reformado”, explicou.

Pronto-atendimento infantil

Elizabeth frisou ainda que tratativas sobre a abertura de mais um espaço de urgência e emergência infantil vêm sendo feitas há vários meses. “Enquanto uns falam, nós trabalhamos. Agradeço o apoio do professor Miguel Sanches Neto, do governo do Paraná e da 3ª Regional de Saúde”, finalizou.

Hospital Municipal

Ainda sobre o Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi, a Prefeitura informa que os últimos pacientes que estavam internados já foram transferidos para hospitais que são conveniados com o Estado. Por iniciativa da própria administração municipal, o espaço teve seus serviços de atendimento suspensos e será submetido a uma ampla reforma. (Com assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.