Menu
em

PG erradica transmissão vertical de HIV, diz prefeitura

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu do Ministério da Saúde a certificação de erradicação transmissão vertical (de mãe para filha do HIV). A entrega aconteceu na manhã de segunda-feira (12) no gabinete da prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a prefeitura, Ponta Grossa é um dos poucos municípios do país a contar com essa certificação, que resulta de uma política de saúde voltada para o cuidado das parturientes. 

O programa de combate às infecções sexualmente transmissíveis em Ponta Grossa é, segundo Maria da Guia, consultora técnica do Ministério da Saúde, um exemplo para todas as demais cidades.

“O que mais chamou a atenção em Ponta Grossa foram as ações domiciliares. Vi que as equipes trabalham muito vinculadas às visitas em domicílio. Isso é importante porque parte dessas pessoas estão em situações de grande vulnerabilidade. Esse é um trabalho difícil, minucioso, mas que dá muito resultado”, declara.

A prefeita destacou o trabalho realizado pelas equipes de saúde para evitar a transmissão vertical do HIV. “Acredito que esse esforço é uma dádiva sem comparação: de outro modo, as crianças estariam voltadas a uma condição de saúde extremamente arriscada”, disse.

Entrega da certificação aconteceu na manhã de segunda-feira (12) no gabinete da prefeita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile