Menu
em

PG é única grande cidade do PR com aumento de acidentes

Arquivo DC

Centro de Ponta Grossa é a segunda região que mais registrou acidentes em 2020 e 2021

Ponta Grossa foi o único município com aumento no número de acidentes de trânsito nos quatro primeiros meses de 2021 ante 2020. Também foi a única que teve aumento na quantidade de feridos. As afirmações partem de uma comparação com os outros quatro grandes municípios do Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel -, a partir de um levantamento feito pelo 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros a pedido do Diário dos Campos.

Os números oficiais do 2º Grupamento mostram que, de janeiro a abril de 2020, foram registrados 486 acidentes na área urbana de Ponta Grossa, ante 544 em 2021. O crescimento foi de 11%. Nas outras quatro cidades ocorreram pequenas reduções. Observe-se que o primeiro quadrimestre deste ano foi um período critico da pandemia e as cinco cidades, de uma forma geral, vivenciaram uma série de restrições à circulação de pessoas, como toque de recolher.

Em Londrina, a queda de acidentes foi praticamente insignificante (-0,19%) e em Curitiba também foi inexpressiva (-1,1%), bem diferente do que ocorreu em Cascavel (-7,3%) e em Maringá (-5,8%).

Feridos

A quantidade de pessoas feridas nos acidentes de trânsito em Ponta Grossa também foi maior nos quatro primeiros meses de 2021 ante o primeiro quadrimestre de 2020. O número saltou de 579 feridos no ano passado para 679 neste ano. A diferença representa um aumento de 17%. Apesar de mais gente ter se ferido, o número de mortes caiu de um ano para o outro, de cinco para seis óbitos.

Nas outras quatro cidades constantes no levantamento, na contramão à tendência de aumento de feridos registrada em Ponta Grossa (+17%), os números mostram queda. Em Londrina, a redução foi de 3,1% e em Maringá foi o dobro disso (-6,2%). Em Cascavel caiu 6,1%, praticamente igual ao percentual maringaense. Em Curitiba, a baixa foi minúscula: de 2.556 feridos para 2.546.

No quantitativo de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, além de Ponta Grossa, também constataram queda Londrina (de 10 para 5 mortes) e Maringá (de 11 para 6). Em Cascavel ocorreu aumento (de 10 para 13) e em Curitiba também, de forma ainda mais expressiva (de 16 para 23).

Uvaranas e Centro lideram no quesito acidente de trânsito

Por dois anos consecutivos, o bairro de Uvaranas e o Centro lideram as regiões de Ponta Grossa onde mais ocorrem acidentes de trânsito. A partir do levantamento do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril de 2020, dos 486 acidentes registrados na cidade, 110 foram em Uvaranas e 70 na região central. Dos 544 acidentes atendidos pelo Corpo de Bombeiros/Siate no mesmo período de 2021, 114 ocorreram em Uvaranas e 90 no Centro. Outros bairros que também registraram números expressivos de ocorrências foram Oficinas, Nova Rússia, Jardim Carvalho, Contorno e Chapada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile