em

PG discute preservação da fé no túmulo de Corina Portugal

Sessão pública acontece no próximo mês, no Teatro Ópera

Foto do túmulo de Corina Portugal, santa popular em Ponta Grossa
Túmulo de Corina é destino de fiéis que pedem ou agradecem bênçãos / Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza, no próximo dia 8 de agosto, às 19 horas, sessão que deverá decidir sobre a inclusão da “devoção em torno do túmulo de Corina Portugal” no Livro de Registro dos Lugares que exigem proteção (salvaguarda). A informação consta no Diário Oficial do Município, nesta sexta-feira (15).

Corina Portugal

A intenção é reafirmar a necessidade de manter a memória sobre a história de Corina e a fé popular sobre a história da mulher, assassinada em 1889, bem antes de existir o termo “feminicídio”.

A sessão será no Teatro Ópera, e seguirá os trâmites previstos na Lei Municipal 13.694/2020, que institui o Programa Municipal de Salvaguarda e Bens Culturais de Ponta Grossa. A Lei, na prática, busca preservar itens de relevância cultural que não necessariamente são materiais. É muito comum ouvir falar de esforços para preservar monumentos e imóveis históricos. Agora essa discussão se estende a outras formas de manifestação cultural.

Na mesma seção, por exemplo, será debatida a salvaguarda do Artesanato em Palha – que vem sendo trabalhado há anos como artesanato típico na cidade e seria incluída no Livro de Registro dos Saberes, e da Banda Lyra dos Campos, como instituição formadora de músicos na cidade, que seria incluída no Livro de Registro das Formas de Expressão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.