Menu
em

PG define os cinco candidatos a prefeito e seus vices

Foto: PMPG

As convenções partidárias definiram os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Ponta Grossa. Eventos que atraíram centenas de pessoas definiram, em ordem alfabética, Aliel Machado Bark (PV), Elizabeth Silveira Schmidt (União Brasil), Mabel Corá Canto (PSDB), Magno Zanellato (Novo) e Marcelo Rangel Cruz de Oliveira (PSD) como os postulantes para as eleições, cujo primeiro turno acontece no dia 6 de outubro.

Leia também: Polícia prende suspeito de estuprar criança em PG

Os partidos fecharam na noite da segunda-feira (5) os últimos indicados para concorrer como vice-prefeito nas chapas eleitorais. Liliane Chociai (PSB) será a vice de Aliel Machado, após abdicar de candidatura própria. Elizabeth Schmidt fechou parceria com o Pastor Moisés Faria (MDB). Mabel Canto terá ao seu lado nas urnas Sandra Queiróz (PSDB). Magno Zanellato terá como vice Beto Okazaki (Novo) e Marcelo Rangel terá como vice o ex-vereador Sebastião Mainardes (PL).

Quem é o vice de cada candidato?

Liliane Chociai (PSB) 

Liliane Chociai é servidora municipal em PG e tem 51 anos. Ela também é mãe do atual presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Chociai (PSD). Seu partido chegou a cogitar lançá-la como candidata à prefeita, porém, acabou firmando parceria com o PV de Aliel.

Pastor Moisés Faria (MDB)

Moisés Faria é pastor da Igreja Quadrangular de Olarias em Ponta Grossa. Sua vida pública teve início em 2008, quando foi candidato a vereador nas eleições daquele ano, bem como no pleito de 2012, em que não foi eleito. O religioso, no entanto, foi vereador suplente em 2009. 

Sandra Queiroz (PSDB)

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto, tem ligação antiga com a família, desde os tempos do governo Jocelito, em que foi secretária de agricultura. A candidata a vice também já foi vereadora e é um nome forte conectado com a agropecuária em Ponta Grossa. 

Beto Okazaki (Novo)

O vice-candidato Beto Okazaki é empresário e tem atuação como representante comercial no ramo de vestuário e moda. Okazaki também atua como desenhista e tem diversas charges sobre política publicadas em diversas plataformas. 

Sebastião Mainardes (PL)

Por fim, Sebastião Mainardes, vice de Rangel, é ex-vereador da cidade e é uma figura bastante conhecida no meio político local. Ele já atuou em secretarias municipais da prefeitura em gestões anteriores.

Como o vice-prefeito não precisa necessariamente ser do mesmo partido do prefeito, as siglas utilizam também o cargo como forma de fazer alianças políticas. A cidade de Ponta Grossa terá nesta eleição cerca de 259 mil eleitores aptos para votar. Neste caso, se nenhum candidato vencer o primeiro turno por 50% dos votos mais um, haverá segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro.

Os partidos têm o prazo de até o dia 15 de agosto para fazer o registro das candidaturas. A partir da sexta-feira, 16 de agosto, tem início a propaganda eleitoral. Ou seja, antes desta data, os candidatos ainda não podem pedir votos ou fazer publicidade eleitoral. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile