em

PG contrata empresa para analisar água do Lago de Olarias

Imagem: José Aldinan/DC.

A Prefeitura de Ponta Grossa investiu R$ 2,3 mil para realizar a análise da água do Lago de Olarias. Conforme publicado em Diário Oficial na última semana, a empresa contratada fará coleta e análise físico-químico da água, para atender necessidades da Secretaria de Meio Ambiente.

Água do Lago de Olarias

Conforme estudos técnicos preliminares apresentados pela SMMA, a análise será necessária para a realização de eventos no Lago de Olarias. O processo visa o enquadramento da classe do corpo hídrico de acordo com a CONAMA 357 e também o embasamento legal para o cumprimento da Lei Municipal nº 304/2022, que institui o evento “Vem Pescar no Lago de Olarias”.

No início do mês, o lago deveria ter sediado o primeiro encontro de pesca esportiva, desde que o lago foi formado. No entanto, o evento foi cancelado por determinação do Instituto Água e Terra (IAT), que informou ter recebido laudo antigo, o qual previa que o lago permitira apenas a “contemplação”. A qualidade da água que compõe o Lago de Olarias é antiga, e remonta aos tempos em que o lago ainda existia apenas no papel.

Pesca no Lago de Olarias

De outro lado, a vereador Josi do Coletivo (Psol) protocolou PL (119/2023) que pretende revogar a lei que criou o dia da pesca no Lago. Segundo ela, a pesca esportiva é um ato de crueldade contra os animais. O assunto não chegou a ser analisado pelas comissões da Câmara, segundo informa o site do Poder Legislativo Municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.