em

PG bate a 2ª menor temperatura do Paraná nesta sexta-feira

Tempestade Subtropical Yakecan se afastou do continente

Foto ilustrativa, de maio de 2022 - Créditos: Julio Cesar/Arquivo DC

Nesta sexta-feira (20) Ponta Grossa bateu a segunda menor temperatura do Paraná: -0,6ºC, apenas um décimo de grau para o primeiro lugar, General Carneiro, que chegou a -0,7ºC. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que destaca que houve também a ocorrência de geadas entre parte do leste, Campos Gerais e centro-sul. 

Confira no mapa, que registra as temperaturas mínimas registradas nesta sexta-feira (20):

Hoje (20) a temperatura não deve passar dos 16ºC em Ponta Grossa. Após bater a 2ª menor temperatura do Paraná, neste fim de semana as temperaturas devem subir um pouco na cidade, mas o frio deve permanecer. Para sábado (21) a previsão do Simepar é a oscilação fique entre 4ºC e 18ºC, enquanto que para domingo a mínima deve ser de 8ºC e a máxima de 19ºC.

Não há previsão de chuva para nenhum dos dias. A geada deve aparecer amanhã (21), de forma fraca, mas não no domingo (22).

Brasil

A massa de ar frio que afeta o centro-sul do país continua influenciando hoje (20) o clima em boa parte do Brasil. Com o deslocamento da Tempestade Subtropical Yakecan para o oceano, as temperaturas começam a subir. O aviso de onda de frio – emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – permanece até as 23h de hoje (20), afetando as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o centro sul de Rondônia. Com menos intensidade, a onda de frio atinge o centro-sul e extremo oeste da Bahia, região oriental de Tocantins, sul do Pará e do Amazonas, centro-norte de Rondônia e todo o Acre neste fim de semana.

De acordo com o Inmet, a atuação da Yakecan intensificou a forte massa de ar frio no continente, com registro de neve a partir da madrugada do dia 17 em áreas das serras gaúcha e catarinense e no sul do Paraná, além de geada na Serra Mantiqueira, com temperatura mínima de -0,1°C em Campos do Jordão (SP).

Na madrugada de ontem (19), a temperatura mais fria do país foi registrada no estado do Rio de Janeiro, com -2,4ºC no Parque Nacional do Itatiaia. Também ontem, o Distrito Federal registrou a menor temperatura de sua história, com 1,4ºC na cidade-satélite do Gama. Na madrugada de hoje, a mesma estação meteorológica registrou 3,2ºC. No dia 18, São Paulo teve a menor temperatura máxima do mês de maio desde 1961, com 12,3°C.

Ainda sob influência da Tempestade Subtropical Yakecan, a cidade do Rio de Janeiro registrou entre 6h e 7h da manhã de hoje rajadas de vento moderadas nas estações Marambaia (40,7 km/h), Vidigal (28,8 km/h) e Guaratiba (26,8 km/h). Entre 7h e 8h, os ventos chegaram a 52,2 km/h no Forte de Copacabana e 34,5 km/h no Vidigal.

O Rio permanece em estágio de mobilização com previsão de ventos muito fortes para o início da tarde, que podem passar de 76km/h. De acordo com o Alerta Rio, o céu fica nublado a parcialmente nublado ao longo do dia, com previsão de chuva fraca isolada a qualquer momento e temperaturas estáveis, com máxima de 24°C.

O Aviso de Ressaca, emitido pela Marinha do Brasil, alerta para a ocorrência de ondas de 2,5 a 4 metros até as 21h de hoje. Para o sábado (21), não há previsão de chuva, apesar da nebulosidade. Entre domingo (22) e terça-feira (24), a nebulosidade reduz e não há previsão de chuva para a cidade do Rio. (Por Agência Brasil)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.