em

PG amplia coleta seletiva para 10 toneladas por dia

Foto: Arquivo DC

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai ampliar a coleta seletiva em Ponta Grossa por meio de um remanejamento na rota dos caminhões da empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA) no período da noite. A coleta ocorrerá em seis novas áreas da cidade e deverá gerar um aumento de 3 toneladas de materiais recicláveis a mais ao dia. Esse número se soma ao que já é recolhido diariamente (7 ton/dia) totalizando 10 toneladas.

Moradores de alguns bairros da cidade, estão recebendo panfletos com orientações sobre os dias e horários da coleta seletiva em seus imóveis. O material também traz recomendações sobre como o  reciclável deve ser separado dos demais resíduos sólidos.

A chamada modalidade ‘porta-a-porta’ atende 80% da cidade em mais de 30 grandes áreas do município, incluindo a região central e, também, por meio de mais dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dispostos em supermercados. Todos os resíduos coletados são encaminhados para as associações de catadores de material recicláveis mantidas pela Prefeitura Municipal.

Orgânicos

Em paralelo, também é realizada a coleta seletiva de 8 toneladas diárias de orgânicos em 75 estabelecimentos com grandes volumes de resíduos. Os materiais ajudam na geração de energia da Usina Termelétrica a Biogás  (UTB) inaugurada em abril deste ano.

A UTB pode processar até 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia, o que garante o próprio funcionamento da usina. O objetivo, conforme for aumentando a coleta de resíduos orgânicos, é abastecer a UPA Sant’Ana, Hospital Municipal Amadeu Puppi, Hospital Universitário Materno Infantil e o prédio da Prefeitura Municipal totalizando uma economia de R$ 250 mil/mês.

Óleo

O Município também incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado. O produto pode ser convertido em energia elétrica. Desde a inauguração da UTB, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) instalou um ponto de coleta fixo na sede da secretaria e adaptou os caminhões de coleta para os coletores recolher o produto junto com o descarte de orgânicos.

Para descartar o óleo de cozinha usado corretamente, é preciso apenas despejar o líquido em uma garrafa pet e deixar junto com os demais resíduos no dia e horário que o caminhão costuma passar na região –  ou levar no ponto fixo na SMMA.

Regiões que passarão a ter coleta seletiva de reciclados

Segunda-feira – Jardim Los Angeles e Jardim California

Terça-feira –  Jardim Europa – Vila Guaíra, Vila Pinheiro II e Vila Pinheiro III.

Quarta-feira – Jardim Scheiffer, Vila Congonhas e Núcleo Santa Luzia.

Quinta-feira – Vila Oficina Taques.

Sexta-feira – Santa Maria.

Sábado – Vila Maria Otília.

Recomendações para a separação dos materiais recicláveis

– Os materiais recicláveis, como papel, papelão, alumínio, plástico, isopor, metal, vidro e outros, deverão ser acondicionados separados dos outros resíduos para recolhimento pelos caminhões da coleta seletiva.

– Cacos de vidro e outros objetos cortantes devem ser embrulhados em jornais ou papelão antes de serem colocados nos sacos plásticos.

– O óleo de cozinha deve ser colocado em garrafa PET ou outra embalagem. Ele deve ser deixado junto com o resíduo na lixeira.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.