em

PG amplia coleta seletiva em 58% com serviço porta a porta

Um levantamento realizado pela prefeitura de Ponta Grossa, a pedido do DC, aponta que o município ampliou em 58% a coleta de materiais recicláveis, entre 2018 e 2019. A quantidade recolhida foi das 938,2 toneladas para 1,48 mil toneladas, no período entre 24 de março e 31 de dezembro, quando a prefeitura intensificou o controle estatístico sobre o serviço.

Em todo o ano de 2019, foram coletados 1.791.100 quilos de lixo reciclável. O montante recolhido chega muito próximo da estimativa apresentada pelo município em meados de 2019. Em junho daquele ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente havia informado ao DC que a meta era atingir 2 mil toneladas até o final do ano.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros, o avanço ocorre por dois motivos principais: a ampliação da coleta seletiva porta a porta, que já estaria atingindo 80% da cidade, e oferta de diversos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que permite que todo o município tenha cobertura do serviço.

“A ampliação da coleta seletiva trouxe resultados bastante positivos, com o aumento de materiais destinados às associações de catadores”, explica Barros. Em 2018, o município já havia ampliado a coleta porta a porta, passando de cinco para 22 setores. No ano seguinte, ampliou de 22 para 28 setores. O último levantamento apontava que os PEVs são mais de 150, instalados em pontos estratégicos, o que inclui escolas, supermercados e locais de grande circulação de pessoas. Os materiais são entregues nas quatro associações, onde atuam cerca de 300 profissionais que fazem a triagem dos materiais.

Veja os locais, dias e períodos da coleta seletiva em Ponta Grossa

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.