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Pesquisa Datacenso revela perfil de compras no Natal

Foto: Arquivo DC

As vendas de Natal em 2023 apresentaram leve crescimento em relação ao mesmo período do ano passado no Paraná. Isso é o que aponta pesquisa Datacenso feita entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2023, por telefone, junto a empresários e gerentes de empresas em seis municípios (Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Francisco Beltrão), mais Curitiba e região metropolitana.

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Apesar da desaceleração da economia no último trimestre, o resultado das vendas natalinas no Paraná, mesmo que tímido, foi positivo. Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, a inflação dos alimentos e transportes, alta taxa de juros, dificuldade de crédito, e o alto grau de endividamento das famílias ocasionaram menor ritmo de crescimento das vendas neste Natal.

O estudo mostra que apesar da atual situação da economia, os paranaenses foram às compras nesse Natal. A forte presença do agronegócio no estado, gera emprego e renda e contribui para o melhor desempenho das vendas. No final de 2023, os comerciantes paranaenses continuam preocupados com futuro da economia, mas sempre animados com os seus negócios.

Para 2024, o comércio paranaense precisa investir mais em estratégias on-line, pois parte significativa ainda não tem o canal de vendas digital e com isso perde oportunidades para atender os clientes. No total, a pesquisa consultou 564 comerciantes, sendo 74 de Ponta Grossa.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, os empresários ou gerentes dos estabelecimentos apontaram que as vendas desse Natal foram iguais às do ano anterior. Também revelaram que a maior parte das compras foi feita a prazo com cartão de crédito (38%) ou à vista no cartão de crédito (24%). Cerca de 52% das lojas não tem canal de vendas online. Entre os 48% que possuem canal online, 70% faz vendas pelo site.

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