em

Pesquisa da UTFPR propõe protetor solar sustentável

Uma equipe formada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está buscando alavancar um projeto voltado para a área de biologia sintética que se propõe revolucionário. São 13 alunos e dois professores supervisores envolvidos na produção de um novo tipo de protetor solar.

O grupo, denominado UTPrimers, está desenvolvendo o Phytocare, um composto elaborado a partir da ação de bactérias não patogênicas sobre dois elementos: o fitoeno e o fitoflueno. A vantagem é que seus componentes seriam menos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, no comparativo com outros produtos similares disponíveis no mercado.

Protetor solar sustentável

Percebendo o potencial do produto, seus idealizadores agora pretendem inscrevê-lo no iGEM Design League, um evento que reúne pesquisadores de toda a América Latina, na apresentação de ideias sustentáveis que propõem soluções para problemas locais. A intenção do grupo é reduzir os casos de câncer na população brasileira e evitar danos ao ecossistema marinho com um produto ambientalmente correto e tecnologicamente avançado.

Para isso, uma vaquinha virtual foi formada para detalhar o projeto e levantar R$ 4.450 que permitirão ao grupo participar da competição de ciência. As informações para quem quiser saber mais e apoiar o projeto estão neste link.

Entrevista em vídeo

A proposta foi apresentada em entrevista veiculada pelo portal dcmais nesta quarta-feira (2), com apresentação do professor Nelson Canabarro. Na ocasião, os pesquisadores Sabrina Ávila e Gustavo Corrêa, falaram sobre o desafio de desenvolver o projeto.

Confira o vídeo clicando aqui

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.