Menu
em

Pesquisa aponta desafios para melhorar a educação em Ponta Grossa

(imagem ilustrativa)

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) publicou os dados atualizados sobre os 17 eixos que permeiam os desafios das cidades brasileiras.

O quarto eixo é o da educação, tema escolhido pela redação do jornal Diário dos Campos e portal DCmais para iniciar uma série de reportagens sobre os resultados da cidade de Ponta Grossa.

De acordo com os dados do IDSC-BR, Ponta Grossa tem nota 5, considerada média, e que indica que a cidade ainda tem diversos requisitos a serem melhorados.

Itens a melhorar

Um dos requisitos que o portal aponta que a cidade deve melhorar é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais de formação dos alunos.

Questionada sobr o tema, a Prefeitura de Ponta Grossa apontou a pandemia como um dos principais fatores para essa avaliação. “Houve uma evolução nos últimos anos, que foi freada pelo advento da pandemia em todo o país – embora Ponta Grossa tenha registrado perda residual nesse processo. O município está realizando um conjunto de políticas públicas que contribuem efetivamente para a formação do aluno, o que se refletirá naturalmente no IDEB, tanto o deste ano quanto dos próximos, após enfrentarmos um contexto de defasagem educacional, devido à pandemia de covid-19”, explica a Secretaria Municipal de Educação.

Desafios da educação e investimentos

“Nossos desafios, como exemplo, estão hoje ligados à inovação e uso de tecnologias em sala de aula, a recomposição da aprendizagem dos alunos ainda afetados pela pandemia, a ampliação das metodologias ativas, bem como o ensino com equidade para todos nossos alunos e alunas”, declara a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa.

O governo municipal ainda destaca que estão em construção novas unidades, visando a ampliação das vagas e a universalização do acesso à creche – até os 3 anos de idade – para toda a demanda existente na cidade. Ainda estão em fase de construção, licitação ou projeto oito Centros Municipais de Educação Infantil para a criação de 1,5 mil novas vagas para o atendimento de 100% das famílias que precisam deste atendimento.

Requisitos com avaliação acima da média:

Entre os 18 requisitos que o portal avaliou na área da educação, cinco deles aparecem com nota acima da média:

– Acesso à internet nas escolas do ensino fundamental e médio, na rede pública;

– Professores com formação em nível superior – Educação Infantil – rede pública;

– Professores com formação em nível superior – Ensino Fundamental – rede pública;

– Prova Brasil – Língua Portuguesa – anos iniciais do Ensino Fundamental – rede municipal;

– Prova Brasil – Matemática – anos iniciais do Ensino Fundamental – rede municipal;

– Taxa de distorção idade – série no Ensino Fundamental – rede pública.

Requisitos com avaliação abaixo da média:

– Escolas com dependências adequadas a pessoas com deficiência;

– Escolas com recursos para atendimento educacional especializado;

– Jovens com ensino médio concluído até os 19 anos de idade;

– Razão entre o número de alunos e professores na pré-escola;

– Razão entre o número de alunos e professores no ensino fundamental;

– Analfabetismo na população com 15 anos ou mais;

– Centros Culturais, casas e espaços de cultura;

– Crianças e jovens de 4 a 17 na escola.

O Programa

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, o acordo é uma agenda comum para nações de todos os continentes para promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

Através desses resultados, as cidades brasileiras podem realizar adequações e mudanças para melhorarem os serviços públicos em diversas áreas.

*A Secretaria Estadual de Educação (SEED) também foi questionada pela reportagem sobre a avaliação e resultados apresentados na pesquisa. Até o fechamento desta matéria as questões não foram respondidas.

Leia mais: Escolas de PG vão ofertar emissão de RG nos próximos dias

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile