em

Pesquisa aponta desafios para erradicar pobreza em PG

(foto ilustrativa/Agência Brasil)

Na segunda matéria da série sobre a avaliação do portal Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) sobre questões da cidade de Ponta Grossa, o tema é erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável.

De acordo com os dados do IDSC-BR, Ponta Grossa tem nota 5, considerada média, e que indica que a cidade teve avanços, mas ainda tem diversos requisitos a serem melhorados.

Desafios para erradicação da pobreza

Os dados apontam que Ponta Grossa tem nota média no requisito de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais. De acordo com os dados do governo municipal, Ponta Grossa tem 50.497 famílias inscritas no CadÚnico.

O CadÚnico é coordenado pelo Governo Federal e tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda, sendo também pré-requisito para participação em mais de 30 programas e serviços disponibilizados, como o Bolsa Família.

Ainda segundo os dados da prefeitura, 17.480 famílias recebem recursos do Bolsa Família. O programa é um dos principais instrumentos de distribuição de renda e de combate à fome no Brasil.

Na avaliação do portal, esse número de famílias que recebem o Bolsa Família está abaixo da média, sendo um desafio a ser debatido no município de Ponta Grossa.

Os dados ainda revelam que a cidade precisa melhorar o índice das famílias que estão na linha da pobreza, mesmo recebendo o Bolsa Família.

Requisitos abaixo da média de avaliação

  • Percentual de pessoas inscritas no Cadastro Único que recebem Bolsa Família: participação das pessoas que recebem o bolsa família sobre o total de pessoas cadastradas no Cadastro Único;
  • Percentual de pessoas abaixo da linha da pobreza no Cadastro Único pós Bolsa Família: percentual da população abaixo da linha de pobreza após o Bolsa Família;
  • Produtores de agricultura familiar com apoio do PRONAF;
  • Estabelecimentos que praticam agricultura orgânica.

Os dados apontam que Ponta Grossa tem desafios significativos nesses requisitos avaliados e deve traçar objetivos para melhorar o atendimento nessas áreas.

Requisitos acima da média da avaliação

Ponta Grossa aparece acima da média, em três requisitos, dos nove elencados neste tema.

  • Obesidade infantil: percentual de crianças entre 0 e 5 anos classificadas com obesidade;
  • Desnutrição infantil: percentual de crianças menores de 5 anos desnutridas sobre o total de crianças nesta faixa etária;
  • Pessoas com renda de ¼ do salário mínimo: percentual da população residente com 10 anos ou mais, com renda de até 1/4 do salário mínimo.

A avaliação do portal é que a cidade atingiu os objetivos nesses requisitos e ficou acima da média esperada.

Direito aos programas assistenciais

Para saber se têm direito aos programas sociais, as pessoas devem procurar os equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (CRAS e CREAS). Também é possível se informar no App Caixa Tem ou no atendimento Caixa do BFA pelo telefone 111. Outro canal de comunicação disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social é o número 121. O serviço é gratuito e a ligação pode ser realizada por meio de um telefone fixo ou celular.

O Programa

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, o acordo é uma agenda comum para nações de todos os continentes para promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

Através desses resultados, as cidades brasileiras podem realizar adequações e mudanças para melhorarem os serviços públicos em diversas áreas.

Leia mais: Pesquisa aponta desafios para melhorar a educação em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.