em

Pesca no Lago de Olarias depende de novo laudo, diz IAT

Foto: Arquivo DC/José Aldinan

O primeiro evento de pesca esportiva no Lago de Olarias foi cancelado pela Prefeitura de Ponta Grossa na última sexta-feira (28). O encontro prometia reunir cerca de 300 pescadores, em proposta estabelecida pela lei municipal 14.527/2022. Porém, segundo o Instituto Água e Terra (IAT), a pesca segue proibida no parque.

Pesca no Lago de Olarias

O projeto, de autoria do vereador Divo, prevê o evento “Vem Pescar no Lago” em duas oportunidades: Dia do Trabalhador e no Aniversário da cidade. Só que, para isso, é preciso haver uma nova avaliação da qualidade da água. O documento, segundo o IAT, é exigido mesmo considerando apenas a pesca esportiva (com os peixes sendo devolvidos à água logo após captura).

“O laudo apresentado neste ano pela prefeitura municipal de Ponta Grossa ao Instituto Água e Terra (IAT) em busca da permissão de pesca esportiva no feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, era de 2018. Ou seja, ainda da época de criação do Lago de Olarias. Em razão do longo período, de quase 5 anos, o documento encontra-se defasado”, declarou o órgão, em resposta aos questionamentos da reportagem do DCmais.

Novas análises

“Será necessária a realização de novas análises, com indicadores atuais em relação à qualidade da água, para que se tenha uma noção exata das condições do local. Ainda assim, reforçamos que, de acordo com esse próprio laudo de 2015, o lago tem a finalidade apenas contemplativa, não sendo próprio para pesca ou banho”, finaliza o IAT, por meio de sua assessoria de imprensa.

Contemplação

Embora a qualidade da água do Lago de Olarias seja questionada desde a instalação do parque, a pesca esportiva já era prevista desde 2019. Placas chegaram a ser instaladas, naquele ano, no entorno do lago, orientando a prática. Na pandemia, a prática voltou a ser proibida, desde 2020 até o momento atual.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.