Menu
em

Perspectivas econômicas são tema de palestra online em PG

“O Brasil está dançando vendado em cima de um penhasco”, diz João Guilherme Penteado, o segundo palestrante do Fórum Empresarial 2022

O segundo palestrante do ano será João Guilherme Penteado, CEO da Apollo Investimentos (foto: Arquivo DC)

Na próxima terça-feira (26) será realizada a segunda palestra online do Fórum Empresarial 2022 em PG. Ministrada pelo CEO da Apollo Investimentos, João Guilherme Penteado, ela terá como tema os desafios e perspectivas do mercado financeiro e da economia brasileira em geral.

“A ideia é trazer o que aconteceu no passado recente e como isso afeta a vida da população, bem como para qual cenário o Brasil e o mundo estão indo e quais os reflexos nos investimentos e na vida das pessoas em geral. Para onde vão a inflação, o câmbio, o PIB, quais as consequências da guerra, os impactos da eleição…”, explica o palestrante.

Questionado se a perspectiva é positiva ou negativa, ele apenas define que “o cenário é bem desafiador”. “O Brasil está dançando vendado em cima de um penhasco. O político brasileiro, em geral, não consegue perceber o tamanho do problema. Há desafios internos a ser superados, como as reformas administrativa e tributária, que não vieram no governo Bolsonaro e são cruciais, já que o Brasil é um país quebrado que gasta mais do que ganha, e precisa de investimentos, mas não tem dinheiro para fazê-los”, avalia Penteado.

Ele também destaca que o cenário fica mais complexo a cada dia porque há interferências externas muito grandes e, para ele, o país não tem condições de se blindar delas. “Precisamos pensar em como nos manter em uma rota de crescimento ao invés de nos tornarmos uma nova Argentina”, diz o especialista, se referindo à crise econômica vivida pelo país vizinho.

“O Brasil está dançando vendado em cima de um penhasco”

diz João Guilherme Penteado

Dólar

Sobre a tendência para a cotação do dólar, Penteado acredita que ele deva cair mais um pouco – mas não a ponto de chegar a R$ 4, por exemplo – para depois voltar a subir. 

“Existe um diferencial de juros muito alto para o Brasil. Os nossos estão muito altos e no resto do mundo começaram a subir só agora, então enquanto tivermos uma diferença tão brutal existe a tendência de valorização do real. Já a tendência da inflação desacelerar tende a nos levar a um cenário de Selic menor”, aponta, destacando que o momento está favorável para investir na compra da moeda estrangeira.

No que investir?

Sobre recomendações de investimentos neste momento, João Guilherme Penteado indica aos mais conservadores o Tesouro IPCA+, de renda fixa. “Acreditamos que a inflação vai ceder, mas ainda ficar acima do que o governo espera em 2022 e 2023. Ao mesmo tempo estamos mantendo o resguardo em liquidez, para travar dentro do pré-fixado. Como a Selic pode chegar a 13% ou 14%, aí poderemos travar bons ativos a 16% ao ano a médio e longo prazo”, avalia.

Já para os investidores com perfil mais agressivo, ele destaca o potencial dos fundos imobiliários. “Guardar liquidez para um próximo momento comprar fundos imobiliários que estão depreciados, seria interessante dependendo do IPCA – ao sinal de arrefecimento da inflação esse momento começa a se desenhar”, finaliza o palestrante.

Quem é o palestrante

João Guilherme Penteado é palestrante e colunista de investimentos e economia, e acumula participações como fonte em reportagens de veículos como Reuters, Forbes, G1, Valor e diversas outras mídias. Formado em Administração de Empresas, possui publicações nacionais e internacionais sobre gestão de riscos, investimentos e especulação financeira. 

Empreendedor serial e investidor-anjo de startups brasileiras, alcançou seu 1° milhão em patrimônio antes dos 30 anos de idade. É sócio fundador e CEO da Apollo Investimentos, assessoria eleita o Melhor Escritório de Investimentos credenciado ao grupo Safra e única empresa premiada em todas as 3 categorias da competição Safra Invest Awards 2021.

Fórum Empresarial

Em 2022 o Fórum Empresarial chega à sua 12ª edição, promovida pelo Grupo Diário dos Campos de Comunicação e pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Esta palestra online em PG também conta com patrocínio do Sistema Fiep, Fomento Paraná, Compagas e Governo do Estado e apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Serviço

A palestra online em PG será ministrada no dia 26 de abril, terça-feira, às 19 horas. Ela será transmitida ao vivo pelo dcmais e suas redes sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3220-7744.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile