Menu
em

Penitenciária amplia vagas para presos em regime fechado

O Departamento Penitenciário do Paraná inaugura nesta quinta-feira (22), a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa – Unidade de Progressão (PEPG-UP). A nova unidade penal foi instalada no espaço que antes era ocupado por presos do regime semiaberto. O local passou por uma reformulação e a partir de agora abrigará 140 homens que estão na fase final do cumprimento de pena em regime fechado.

A unidade de progressão tem como proposta preparar os detentos para voltarem ao convívio social por meio do trabalho e estudo em tempo integral. Ponta Grossa é a terceira cidade no Paraná a receber o projeto que é considerado modelo em tratamento penal em todo país. Outras duas unidades foram instaladas em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e em Foz do Iguaçu.

Novos espaços

Além da unidade de progressão, o Depen também inaugura na cidade o Escritório Social e um Posto Avançado de Monitoração Eletrônica. As estruturas foram instaladas em um prédio cedido pela Prefeitura de Ponta Grossa.

O Escritório Social irá oferecer suporte e serviços aos presos em monitoramento eletrônico em diversas áreas, como: saúde, qualificação, encaminhamento profissional, atendimento psicossocial, assistência jurídica e regularização de documentação civil. 

Já o Posto Avançado de Monitoração Eletrônica, será responsável pela instalação, manutenção e retiradas das tornozeleiras eletrônicas. Além disso, os monitorados poderão buscar o local em casos de dúvidas ou ainda para solicitar a substituição do aparelho.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile