em

Pelo menos cinco vereadores de PG articulam candidatura

Sessão plenária da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa
(Foto: Divulgação / CMPG)

As eleições deste ano, em que os brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, também vai promover importantes articulações na Câmara Municipal de Ponta Grossa. Isso porque, enquanto alguns vereadores trabalharão para apoiar candidatos, outros planejam participar diretamente do processo, concorrendo a um cargo eletivo. O dcmais questionou os 19 vereadores para saber de que forma participarão do processo, e obteve retorno de 16. Destes, cinco podem disputar as eleições; outros cinco já adiantaram que não se candidatarão mas que apoiarão candidatos de seus grupos políticos. Os demais afirmaram que não devem concorrer e não anteciparam possíveis alianças.

Entre os vereadores que podem concorrer a um cargo estão Geraldo Stocco e Izaías Salustiano, ambos do PSB; Julio Kuller (MDB); Dr. Zeca (União Brasil) e Pastor Ezequiel Bueno (Avante).

Geraldo Stocco (PSB) é um dos vereadores de Ponta Grossa que tem manifestado sua intenção de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nas eleições deste ano. Segundo mais votado nas últimas eleições a vereador, ele busca consolidar seu nome no PSB. “No grupo, estamos conversando bastante sobre minha candidatura; se Deus quiser dará tudo certo”, comenta. No entanto, também pelo PSB, o vereador Izaías Salutiano comenta que também colocou seu nome à disposição da legenda. “Estamos analisando com o partido. Nesse momento, por certo que teremos representante da cidade nas eleições de deputado estadual. Já que nosso deputado federal Aliel Machado tentará a reeleição. Coloquei meu nome a apreciação do grupo, estou disposto a contribuir e tentar uma cadeira na Alep”, afirma.

Dr. Zeca, reeleito vereador nas eleições de 2020 com a maior votação – foram 4.816 votos -, foi candidato a deputado estadual pelo PPS nas eleições de 2018, quando conquistou 26.887 votos. Diante da expressiva votação nas eleições municipais, ele é um forte candidato a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ou na Câmara Federal neste ano. Segundo informou ao dcmais, nesta semana terá uma reunião com o grupo para definir sobre uma possível candidatura.

Quem também não descarta candidatura é o vereador Pastor Ezequiel Bueno (Avante), que em 2018 disputou uma cadeira na Câmara Federal e obteve 12.646 votos. “Estamos em conversa ainda com o grupo e o partido. Sem definição, mas é possível”, revela.

Outro nome que vem sendo cogitado para disputar as eleições é o vereador Julio Kuller. Em reunião com o MDB do Paraná, na manhã de ontem (7), Kuller assumiu a função de coordenador regional do partido. “Minha função será preparar Ponta Grossa e as cidades da região para as eleições deste ano”, aponta. Segundo ele, na reunião, que contou com líderes de todo o Paraná em Curitiba, seu nome foi cotado ainda para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná ou na Câmara Federal. “Esta resposta eu terei numa próxima reunião que teremos no final do mês”, adianta. “Com a proibição de coligações nas eleições proporcionais, os partidos têm necessidade de lançar candidatos nas cidades maiores. Neste sentido, meu nome é forte no MDB estadual”, completa.

Por outro lado, outros vereadores já descartaram concorrer. É o caso de Felipe Passos (PSDB), que nas eleições de 2018 disputou a deputado federal e obteve uma expressiva votação, com 49.661 votos. “Venho me preocupando a saúde física, que devo priorizar neste ano, por conta da lesão medular”, expõe.

Vereadores apoiarão candidatos

Alguns parlamentares, por sua vez, adiantaram que não vão participar do processo eleitoral de maneira direta. Sua atuação será para angariar votos a candidatos já definidos em seu grupo político. É o caso do presidente da Câmara, Daniel Milla (PSD); o vice-presidente da Mesa Diretora, Filipe Chociai (PV); Leandro Bianco (Republicanos), Ede Pimentel (PSB) e Joce Canto (PSC).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.