Menu
em

Pauta do leitor: Moradores relatam falta de remédios, mas FMS nega

Foto: Arquivo DC

Moradores da região do Parque dos Pinheiros querem saber quando voltarão a contar com o atendimento da Unidade de Saúde (US) Antonio Saliba. Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, o local foi fechado para manutenção em dezembro de 2020, o que obrigou ao remanejamento de pacientes para outra US. Mas Lorenahy Graciano, que mora no Jardim Ponta-grossense e normalmente buscaria atendimento na Antonio Saliba, diz que o serviço foi prejudicado e que há falta de remédios.

Falta de remédios

“A unidade que nos atendia aguarda reforma, e [pacientes de] todas as vilas dessa região foram para a US Horácio Droppa, no Borsato. Minha avó e minha mãe tomam remédio de diabetes e de pressão alta. E não estão repassando os medicamentos que vinham para a outra unidade. Isso acontece desde que fechou. O de pressão alta ainda pode ser encontrado na Farmácia Popular, mas muitas vezes tem que comprar”, diz.

Remanejamento de unidade

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) nega que haja falta de medicamentos. Afirma que os pacientes cadastrados na US Antonio Saliba estão sendo atendidos na US Sharise Angélica  Arruda (no Recanto Verde), e não na Horácio Droppa. “Os profissionais foram lotados nessa unidade para que a assistência médica não fosse interrompida. Não temos falta de medicamentos nas Unidades de Saúde da FMS”, garante a Fundação. “A população atendida pela US Antonio Saliba deve buscar atendimento na US Sharise Angélica Arruda, no Recanto Verde”, orienta.

Falta de médicos

A Prefeitura também informou, através de sua assessoria, que dois médicos que atuavam nas US Lubomir Urban e Antonio Saliba pediram demissão em outubro. O município está trabalhando para substituí-los, já que um era concursado, e até o momento nenhum novo médico convocado se apresentou para assumir a vaga.

O outro era profissional do Programa Mais Médicos, sendo que a substituição ocorre através de editais do Ministério da Saúde. A US Lubomir Urban, que fica na 31 de Março, também está recebendo demanda na US Abrahão Federmann, fechada desde fevereiro de 2020.

Unidade foi depenada

A US Antonio Saliba foi fechada para obras de manutenção em dezembro de 2020 para reparar os estragos causados pela ação de temporal. No entanto, após o fechamento, ela sofreu diversos atos de vandalismo e furtos de aparelhos odontológicos, janelas, torneiras e toda a fiação elétrica. A FMS fará uma obra de ampliação do espaço físico, substituição de toda a fiação e dos mobiliários furtados.

Adaptação

Até a conclusão dos procedimentos necessários, os pacientes da Antonio Saliba estão sendo atendidos na US Sharise Angelica Arruda – Recanto Verde, a qual é a unidade mais próxima do Parque dos Pinheiros  (2,5 km) e com disponibilidade de espaço.

O único serviço interrompido pela mudança foi o da vacinação de rotina que acontecia no Parque dos Pinheiros. No entanto, isso deve ser corrigido nas próximas semanas. A Prefeitura não informou quando o atendimento deve ser retomado na Antonio Saliba.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile