Menu
em

Pauta do Leitor: cemitérios de PG precisam de segurança

Município diz estar estudando instalação de mais câmeras

Pilatti Rosas se deparou com túmulo da família danificado na última semana / Foto: Divulgação

O empresário Luiz Eduardo Pilatti Rosas está inconformado com a cena que encontrou, no Cemitério Municipal São José, no Centro de Ponta Grossa. Na última semana, a funcionária que faz a limpeza no túmulo da família, onde estão seus avós e bisavós, encontrou o local danificado, após furto de peças de metal. “Quebraram tudo! Quando será que a prefeitura irá colocar câmeras de segurança, ou colocar Guarda Municipal? Não é mais tolerável essa situação!”, diz Pilatti Rosas, que lembra que a destruição em cemitérios de PG é problema crônico.

Furtos em cemitérios de PG

Ele tem informações sobre destruição similar nos cemitérios Santo Antônio (Bairro Jardim Carvalho) e no Santa Luzia (Bairro Colônia Dona Luiza). Segundo ele, no Cemitério São José, a zeladoria do cemitério informou que havia câmeras de monitoramento no local, mas que não estão funcionando.

Câmeras em funcionamento

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais questionou o Município a respeito. A prefeitura afirmou que existem, desde setembro de 2021, duas câmeras em pleno funcionamento. Inclusive, a assessoria de imprensa informou que, desde a instalação dos equipamentos, foram registradas duas ocorrências, sendo uma de furto e outra de vandalismo. No geral, 271 situações suspeitas foram acompanhadas pelas equipes da Central de Monitoramento no período.

O Município afirma estar avaliando, neste momento, a instalação em outros cemitérios, mas ainda não definiu quais. Luiz Eduardo Pilatti Rosas pretende agora acionar seu advogado e solicitar, formalmente, as imagens das câmeras, para identificar os autores de furto de peças de metal. “Se existem essas imagens, quero ter acesso”.

Leis não inibem furto

O Município já tem duas leis que tentam evitar furto de peças de metal. A Lei 13.699/20 prevê cadastro de todos que comercializam metal. Porém, até hoje não foi regulamentada, nem aplicada na prática. A Lei 14.113, de dezembro de 2021 proíbe comércio de metais sem origem comprovada, no que se refere a fiação elétrica. Essa lei também ainda não foi regulamentada.

Relembre alguns casos de vandalismo em cemitérios:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile