Em 2021 a Páscoa será comemorada daqui praticamente dois meses, no dia 4 de abril. A data é uma das mais importantes para o varejo, principalmente para o segmento de supermercados, e por isso já há uma movimentação na cidade para o início das vendas: das três maiores redes presentes em Ponta Grossa, uma já expôs os produtos, outra está montando as estrutura se outra deve disponibilizar os itens temáticos na segunda quinzena deste mês.
No Condor a Páscoa já chegou; segundo a assessoria de imprensa da rede as lojas da marca já estão ambientadas. No Muffato estão sendo sendo montadas as estruturas onde ficam os ovos de chocolate, que são chamadas de “parreiras”. A expectativa é de que os itens sejam disponibilizados em breve.
Já nos supermercados Tozetto os produtos temáticos já foram adquiridos, mas a intenção é de que sejam expostos após o Carnaval – que neste ano cai no dia 16 de fevereiro, daqui duas semanas.
Antecipação
Tradicionalmente os supermercados são tomados por ovos de chocolate e itens especiais de Páscoa apenas após a Quarta-feira de Cinzas, mas a pandemia é um dos motivos para a aceleração da oferta neste ano. Em 2020, quando a data aconteceu no início da pandemia – em um momento de incertezas e início de adaptação – as vendas temáticas caíram em média 30% em todo o país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“Após um ano convivendo com o vírus, os consumidores já estão mais habituados às medidas preventivas e também mais conscientes da necessidade de programar suas compras para evitar aglomerações”, afirma o presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), Carlos Beal.
A expectativa é que as vendas mantenham os índices do ano passado, até mesmo porque a produção da indústria também seguiu o ano anterior. A aposta geral é nos ovos de Páscoa de personagens, com brinquedos e brindes, além das opções de chocolates para presente, como as caixas de bombom, barras e linhas especiais. “Por ser uma das primeiras datas importantes do ano, ela acaba impactando os meses seguintes, pois o sucesso das vendas ajuda a dosar a confiança na economia e a segurança dos empresários em investir”, destaca Beal.
Protocolo
A associação que representa o segmento supermercadista reforça que “os supermercados estão adaptados a todas as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus e, para que todo o setor consiga seguir estas normas, a Apras criou um protocolo com os cuidados necessários. Estamos mantendo o controle de acesso, o distanciamento social e reforçando os pontos de álcool em gel e a higienização dos ambientes.