em

Paróquia ucraniana de Ponta Grossa recebe novas cúpulas

Três cúpulas indicam a fé na Santíssima Trindade como é o caso da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor de Ponta Grossa (Fotos: José Aldinan)

Ao comemorar 70 anos, no ano que vem, a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor estará com as três cúpulas bizantinas novas, maiores e mais resistentes. A construção dos domos no único templo de Ponta Grossa que segue o rito ucraniano católico nas suas celebrações começou no dia 7 de julho e tem como mestre Nicolau Bobalo, um dos únicos profissionais do Paraná especializado na arte de fazer abóbadas.

As cúpulas nas igrejas ucranianas são carregadas de simbologias e preservam a tradição da Ucrânia. Com um formato arredondado, as cúpulas bizantinas simbolizam a chama de uma vela que conduz ao céu. Quando é uma só representa a fé em um único Deus e quando são três, como é o caso do templo no bairro Nova Rússia, simbolizam fé na Santíssima Trindade. O Paraná conta com cerca de 200 templos nesse estilo. 

 A troca das três cúpulas – os trabalhos começaram pela maior –  foi necessária devido aos desgastes causados pelo tempo e pelos cupins nas estruturas de madeira. “Estamos mudando o estilo das cúpulas. Serão ainda mais oriental, mais vistosa e mais alta. A cúpula maior, por exemplo, vai passar de oito para onze metros de altura. O material também vai mudar. Serão de metal e aço inox”, explicou o padre Metódio Techy, da Ordem de São Basílio Magno, pároco da igreja.

Metódio Techy contou que buscou referência de outras comunidades ucranianas para seguir a tradição. “As cúpulas na época foram feitas com as condições e recursos que tinham. Mas agora optamos por inovar e, ao mesmo tempo, preservar mais o estilo bizantino. Essa obra era algo urgente a se fazer”.

Templo vai completar 70 anos

Fundada em 25 de janeiro de 1952 por Dom Antônio Mazzarotto, a Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor inicialmente era de madeira. Passou a ser de alvenaria na década de 1970. “Em 15 de outubro de 1972 teve a benção da pedra fundamental para a construção da nova igreja de material, que foi entregue em 3 de agosto de 1978”, recordou o padre Metódio Techy. O lugar é o mesmo: Avenida Dom Pedro II.

Mas a comunidade ucraniana católica de Ponta Grossa começou a se organizar já em 1938, com celebrações que inicialmente eram realizadas nas igrejas latinas, como a paróquia São José, Igreja do Rosário e São Sebastião, até a construção de uma paróquia própria da comunidade.

Atualmente a Transfiguração do Nosso Senhor possui em torno de 1,2 mil famílias ucranianas cadastradas, mas estima-se a existência de 5 mil famílias com descendência ucraniana na região de Ponta Grossa. Também fazem parte da paróquia a Capela Imaculada Conceição do Parque Nossa Senhora das Graças – Ponta Grossa e a Igreja Assunção de Nossa Senhora de Wenceslau Braz.

Nicolau faz cúpulas há 38 anos

A construção das três cúpulas da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor está a cargo de Nicolau Bobalo, 70 anos, natural de Prudentópolis e descendente de ucranianos. Ele é um dos poucos mestres do Paraná especializado na arte dos domos. Com 38 anos de experiência, ele lembrou que já subiu em cerca de 130 igrejas do Paraná e Santa Catarina.

“Tudo começou quando eu trabalhava na construção de uma igreja em Prudentópolis e não tinha quem fizesse a cúpula. Então vi a foto antiga de uma cúpula e a partir daí consegui construir a minha primeira. O meu trabalho é único, diferente e moderno. Essas que estamos fazendo são maiores, altas e com um acabamento perfeito”, disse.

Contou que tem três filhos e que “dois deles estão me ajudando nesse trabalho aqui em Ponta Grossa. O outro está cuidando dos negócios da família em Prudentópolis. Alguém terá que continuar esse trabalho um dia e sentar na minha cadeira”, brincou Nicolau. As três cúpukas devem ficar prontas no final de agosto.

Serviço

As missas em ucraniano são realizadas aos domingos, às 9h, e as em português aos sábados, às 19h. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.