em

Parceria garante obras na estrada do Kalinoski

A Zero Resíduos, empresa responsável pela coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos produzidos em Ponta Grossa, está dividindo com a prefeitura de Ponta Grossa a responsabilidade pela manutenção da estrada do Kalinoski. Desde agosto, a via de terra que conduz até Teixeira Soares vem sendo usada pelos caminhões da empresa, que passou a levar o lixo até a CTR Vila Velha, após o encerramento das atividades no aterro Botuquara.

Segundo a prefeitura, a empresa realiza melhorias nas vias de acesso à CTR Vila Velha, dentro do município de Teixeira Soares e contribui, ocasionalmente, para a manutenção do trecho dentro do município de Ponta Grossa, em casos de demandas específicas.

Ainda em agosto, reportagem do DC questionou que ações seriam realizadas na estrada, tendo em vista o aumento no movimento de veículos pesados. A prefeitura de Ponta Grossa, na ocasião, mencionou que estava finalizando um termo de cooperação com uma empresa privada da região, que forneceria a mão-de-obra, enquanto o município forneceria o material para melhorias na estrada.

Apesar do mistério inicial sobre qual seria essa empresa, a assessoria de imprensa da prefeitura agora confirmou que o acordo de cooperação técnica ocorreria entre o município e a própria Zero Resíduos.

 

Nada assinado

As obras seguiriam orientações de projeto de adequação de estradas realizado pelo escritório local da Emater, dentro das normas de estradas rurais, e teriam como objetivo a recuperação constante da estrada do Kalinoski. No entanto, por motivo que não foi esclarecido pela prefeitura, o acordo foi redigido, mas não chegou a ser assinado. Quanto à execução de obras maiores pelo município, a assessoria de imprensa da prefeitura informa que não existe uma programação prevista.

 

Sinalização

Mesmo sem formalizar o acordo, a Zero Resíduos vem realizando trabalhos na via. A reportagem do DC esteve na estrada na tarde de quarta-feira (19) e confirmou o uso de maquinários na recuperação da via, guiados por funcionários da empresa. A Zero Resíduos já havia implantado, também, placas de sinalização na estrada, pouco antes do início da passagem de seus caminhões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.