em

Paraná registra cura em 26% dos casos confirmados de covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Paraná registrou um índice de cerca de 26% de cura nos casos já notificados de contágio pelo novo coronavírus, conforme dados disponibilizados pela secretaria a pedido do Diário dos Campos. Dos 466 casos confirmados até o momento no estado, cerca de 121 foram considerados oficialmente recuperados-curados. Desses, 68 estão na capital Curitiba e outros 53 nos demais municípios. A Sesa destaca que os números são aproximados, já que os dados são flutuantes e mudam a cada hora.

Esse ainda não é o índice oficial de pessoas que se curam. É apenas um levantamento baseado nos registros feitos desde que o Governo do Estado iniciou o levantamento e passou a divulgar boletins sobre a covid-19, em 28 de fevereiro.

Em nota, a secretaria acrescenta que, mesmo finalizado o período de quarentena (14 dias, que podem ser estendidos por igual período dependendo de resultado de exame laboratorial), as recomendações são para manter todas as medidas preventivas – isolamento, alimentação saudável, limpeza do ambiente, continuar lavando as mãos constantemente.

Além disso, os cuidados devem ser mantidos em qualquer situação, porque ainda não se sabe se é possível uma segunda contaminação pelo vírus. “Teoricamente, quem teve a infecção produz anticorpos de proteção. Mas, não podemos afirmar com certeza; como se trata de um novo vírus, vários estudos ainda estão realizados com base nos dados registrados”, informa a Sesa, em nota.

 

Mortalidade

Um levantamento feito pela Sesa, na última sexta-feira (3), também revelou o perfil dos pacientes no Paraná. Na ocasião, o estado verificou que os adultos representavam 72,8% dos casos diagnosticados. Existe pouca variação entre homens e mulheres e o maior número de casos ocorre em pessoas com idade entre 30 e 39 anos. Segundo o balanço do Ministério da Saúde na última semana, a maioria dos óbitos no país também é de homens (57,8%), contra 42,2% de mulheres. Quase 90% dos óbitos ocorreram com pessoas acima de 60 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.