em

‘Pandemia tende a intensificar trabalho infantil no campo’

Procuradora Cibelle revela preocupação com possível aumento de casos em regiões rurais (Arquivo DC)

A pandemia de covid-19 ocasionou consequências diversas na sociedade. Algumas ainda estão para ser identificadas e uma delas deve ser o aumento nos casos de trabalho infantil no meio rural. A opinião é da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Ponta Grossa, Cibelle Costa de Farias.

Ela conversou com a reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, às vésperas do Dia das Crianças. Para ela, existe uma tendência a aumento na exploração do trabalho de crianças e adolescentes na agricultura e pecuária. Isso porque as crianças ficaram impedidas de ir para a aula, e essas áreas são de difícil fiscalização. Além disso, muitos pais não consideram a atuação no campo como trabalho infantil.

“Digo isso baseada em estudo lançado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em maio. O estudo apontou que esses segmentos são aqueles que geram maior prejuízo às crianças e adolescentes com idade até 13 anos de idade”, diz. Segundo ela, a pandemia tende a intensificar o problema.

Cibelle lembra que a atuação do MPT não se restringe às denúncias, mas se baseia em um tripé forma pela checagem de denúncias, propor políticas públicas para a proteção social dos jovens e incentivar a implantação de qualificação e profissionalização de aprendizes.

Um levantamento do MPT-PR aponta que, em todo o Paraná, foram verificadas 132 denúncias de trabalho infantil neste ano. Mas o próprio órgão considera os dados apenas como ponto de partida para ações, não como estatística que reflete a realidade.

Denúncias

Na região de Ponta Grossa, as denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected], ou ser formalizadas por meio do telefone (42) 3228-2600. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas. A procuradoria com sede em Ponta Grossa também atende aos municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Figueira, Ibaiti, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaboti, Jaguariaíva, Japira, Ortigueiras, Palmeira, Pinhalão, Piraí do Sul, Reserva, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São João do Triunfo, São José da Boa Vista, Sapopema, Sengés, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Tibagi, Tomasina, Ventania, Wenceslau Braz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.