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Pandemia ainda afeta comércio no Dia dos Pais

Pesquisa aponta que metade dos paranaenses afirmam que sua decisão de compra foi impactada pela pandemia, principalmente no valor do presente

Foto: José Aldinan/Arquivo DC

A pandemia ainda está afetando o comércio brasileiro. No Paraná, sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que mais de a metade (51,2%) dos paranaenses afirmam que sua decisão de compra para o Dia dos Pais foi impactada pela pandemia, principalmente no valor do presente (71,7%). Mas mesmo com valor um pouco menor, a maior parte dos filhos presenteará os pais nesta data: 66,4% dos paranaenses vão presentear os pais no próximo domingo, mesmo patamar do ano passado, quando 66,2% afirmavam que presenteariam seus genitores. 

Apesar de a quantidade de compradores permanecer a mesma, o tíquete médio do presente será um pouco menor este ano, de R$ 101, ante os R$ 111,47 em 2020. A maioria dos presentes (47,9%) deve custar até R$ 100. 

Mas este cenário não tira o otimismo dos lojistas: a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o Dia dos Pais deve movimentar R$ 6 bilhões em 2021 em todo o país, um crescimento de 13,9% após forte queda nas vendas no ano passado, quando o varejo ainda experimentava o início do processo de flexibilização das medidas restritivas voltadas ao combate da primeira onda da pandemia do novo coronavírus. 

Ponta Grossa

Pesquisa da Datacenso, empresa contratada pela Federação Paranaense das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) para medir a expectativa dos comerciantes e consumidores neste período de vendas aquecidas, afirma que 83% dos comerciantes de Ponta Grossa consultados acreditam que as vendas para os Dia dos Pais este ano deverão iguais ou superiores aos volumes registrados em 2020.

É o caso da loja Clube do Pé Magazin, que até contratou temporários para auxiliar nas vendas direcionadas à data comemorativa. “Os calçados são uma das primeiras opções na lista do Dia dos Pais, então a expectativa está grande. Em 2019 tivemos um resultado bem bom, e no ano passado tivemos queda por conta da pandemia, mas agora com a popularização da vacina acreditamos numa alta das vendas. As pessoas já estão retornando para o comércio, os movimentos do fim de semana estão quase que normais”, afirma a gerente da loja, Simone do Rocio Galis Cordeiro.

“Com a queda do movimento do ano passado para cá tivemos que enxugar custos e trabalhar com equipes reduzidas. Mas ultimamente nas datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e agora Dia dos Pais estamos chamando freelancers. Já tivemos presentes vendidos, mas as pessoas sempre deixam pra última hora”, lembra a gerente.

Presentes em alta

A sondagem da Fecomércio também traz quais são os tipos de presentes que devem estar em alta neste Dia dos Pais em todo o estado. Itens de vestuário e calçados lideram a lista, com 48,4% da intenção de compra. Outras escolhas serão artigos de perfumaria (8,8%), artigos esportivos (5,1%), alimentos e bebidas (5,1%), máquinas e ferramentas (3,7%) e eletroeletrônicos (2,3%), entre outros.

A qualidade do produto é o que mais influencia a decisão de compra para 38,1% dos entrevistados. Descontos e promoções são decisivos para 28,8% e a qualidade no atendimento do vendedor é levada em conta por 11,6% dos consumidores.

Sem compra

Dentre os 33,7% dos paranaenses que não presentearão ou que ainda não sabem se o farão neste ano, mais da metade (52,3%) justifica que possui pai ausente ou falecido; 13,8% por problemas financeiros ou por estarem desempregados; 12,8% moram longe do pai e 13,8% não têm um motivo específico. 

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