em

Pais que perderam prazo ainda podem matricular os filhos

As rematrículas nas escolas estaduais terminaram na última sexta-feira (1°), no entanto, os pais ainda podem procurar as instituições para fazer a matrícula dos filhos. O novo prazo começou na última segunda-feira (4) e seguirá até esta sexta-feira (8).

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), os responsáveis devem comparecer à instituição de ensino para onde os alunos foram direcionados e confirmar a matrícula do ano letivo de 2018. Maiores de 18 anos podem fazer a própria matrícula. As datas são as mesmas para a educação básica na modalidade especial, tanto na rede estadual quanto em escolas parceiras.

Serão matriculados estudantes que ingressarão no 6º ano do ensino fundamental, oriundos das redes municipais de educação, bem como estudantes que vão começar o ensino médio na 1ª série.

Na semana passada, foram rematriculados estudantes que continuarão seus estudos em escolas da rede estadual no 7º ao 9º anos do ensino fundamental e na 2ª e 3ª séries do ensino médio e educação profissional.

Alunos que vão ingressar no 6º ano do ensino fundamental, oriundos das redes municipais de educação, farão a matrícula inicial em dezembro, bem como estudantes que vão começar o ensino médio na 1ª série.

Colégios em todo o Paraná estão mobilizados para atender a todos nas próximas semanas. Em Ponta Grossa, o colégio Regente Feijó organizou uma sala somente para a realização das matrículas e melhor atendimento aos pais. "São várias turmas e tivemos que nos organizar. Para o próximo ano, o colégio terá 22 turmas por cada turno", informou a direção da instituição.

Transferências

Segundo informações da Seed, após a conclusão das rematrículas e matrículas iniciais, ficará aberto um período, de 18 a 22 de dezembro, para estudantes vindos da rede particular, de outros estados ou que estão mudando de cidade, solicitarem uma vaga em uma escola da rede estadual.

Nos casos em que um aluno de escola estadual deseja se transferir para outro estabelecimento da rede, no mesmo município, é necessário aguardar até o dia 2 de janeiro de 2018.

A partir desta data os pais ou responsáveis devem ir até a nova escola verificar a disponibilidade de vagas e realizar os procedimentos necessários para desistir da vaga atual e fazer a nova matrícula. Caso não haja vagas, eles podem preencher o Cadastro de Espera de Vagas Escolares e aguardar uma oportunidade. As aulas de 2017 terminam no dia 20 de dezembro. E as aulas de 2018 começam no dia 19 de fevereiro, na semana seguinte ao Carnaval.

Informações

Os detalhes sobre as matrículas na rede estadual para o próximo ano estão disponíveis no link: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes2017/instrucao162017_seed_sued.pdf.

Documentos exigidos para a matrícula

– Documento de identidade (RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento) – original e cópia;

– Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de três meses). Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo aluno, apresentar conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo aluno – original e cópia;

– Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de ensino de origem ou Guia de Transferência emitida pelo Sistema Escola WEB – original;

– Carta Matrícula, quando o aluno for direcionado com carta.

Colégio Regente Feijó organizou uma sala somente para fazer as matrículas. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.