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Pais fundam associação para facilitar diálogo com escolas particulares

A Associação de Pais de Alunos de Escolas Particulares de Ponta Grossa (APA – PG) fundaram a entidade recentemente com o objetivo de facilitar o diálogo junto às instituições privadas da cidade por conta da pandemia do coronavírus. Em nota, o órgão informou que representatividade, ação e propósito são as principais frentes a serem trabalhadas na associação por conta das alterações nos métodos de ensino devido à suspensão das aulas.

Por outro lado, a associação informou que muitos pais estão com dificuldades em dialogar com as escolas sobre tratativas e negociações com relação às mensalidades durante este período de suspensão das aulas.

“O pouco diálogo com as instituições de ensino e a manutenção dos valores das mensalidades, da grande maioria, tem se mantido. Entendemos que se faz justa, pertinente e necessária uma associação que tem como valores a empatia, transparência e protagonismo de quem a representa. É fato que as opiniões, de todos, são divergentes. Isso é a democracia que defendemos com o compromisso de agir em prol dos nossos associados”, informou o órgão através de nota.

A nota disse ainda que a APA – PG surgiu em um momento de extrema necessidade e constantes mudanças. “A APA vem para consolidar-se em defesa daqueles que ela representa, considerando sempre a coletividade, independente da pandemia. Entendemos que somente a soma de esforços é capaz de conquistar objetivos comuns”.

A reportagem do DC conversou com o Sinepe – sindicato que representa as escolas particulares da cidade – para falar sobre como está o diálogo das instituições com os pais. “Por orientação do Procon, mesmo com a suspensão das aulas, as escolas mantiveram um canal de comunicação através de telefone, canais na internet e e-mail. Isso, inclusive, foi lembrado em um debate que fizemos, na última semana, juntamente com o representantes do Sinepe, Procon e APA”, disse Osni Mongruel, diretor do colégio Sepam e presidente do Sinepe. 

Com relação às mensalidades e negociações, Mongruel explica que isso cabe a cada instituição. “A escolas têm total autonomia de acordo com a sua realidade. Quero frisar que as escolas estão se adequando neste momento atual e se propuseram a buscar soluções no quesito econômico e financeiro. É importante que os pais se comuniquem com as instituições e vejo que muitos deles já se colocaram à disposição das escolas para ajudar a construir uma nação legal neste momento. Estamos todos do mesmo lado”, finalizou. (L.S.)

 

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