em

Página no Facebook ajuda localizar animais perdidos em PG

Foto: Página foi criada em 2013 e conta com 23 mil membros

Quem já teve um animal de estimação que fugiu sabe o quanto angustia a sensação de não saber por onde começar as buscas. Foi pensando nisso que um grupo de pessoas de Ponta Grossa criou um perfil no Facebook para ajudar tanto o tutor que perdeu seu pet, quanto o pet que se perdeu do tutor – ou foi abandonado. A página mostrou que a demanda é grande, pois são postadas de 30 a 40 mensagens por dia, boa parte delas de apelos por ajuda a encontrar um gato ou cachorro perdido.

A página foi criada em dezembro de 2013, com o nome de Grupo Animais Perdidos em Ponta Grossa, que atualmente conta com pouco mais de 23 mil membros e tem, como principal objetivo, dar visibilidade para publicações de cães e gatos desaparecidos na cidade. O perfil é aberto para postagens de fotos e informações que possam ajudar na localização do bichinho perdido. Postagens sobre adoções também são bem-vindas.

“Existem muitos casos de animais que estão perdidos dos donos, mas também vemos muitas situações de abandono e, até mesmo, animais que foram furtados. Então a página tem com o objetivo de contribuir para um maior número de compartilhamentos possíveis, até que eles sejam encontrados”, explica Luciane Glinski, gerente de vendas e administradora da página.

Luciane observa que “é importante que as postagens tragam o máximo de informações possíveis, como fotos dos animais perdidos, região onde foram encontrados ou onde foram vistos pela última vez, assim como o telefone para contato. Quanto maior o alcance dos compartilhamentos, maiores são chances dos animais retornarem para os seus donos”, observa.

Ótimo retorno

O grupo foi idealizado pela irmã de Luciane, Lílian Glinski, e também é administrado por outras três pessoas, todas defensoras das causas animais. “Vemos que a página tem um ótimo retorno, pois a cada 20 postagens de animais desaparecidos, seis são encontrados e devolvidos aos donos”.

Um exemplo de final feliz foi a história da cachorrinha Larica, de 2 anos, que fugiu no momento em que era desembarcada em um pet shop na região central de Ponta Grossa na metade de julho e foi localizada há dois dias. As fotos e as informações da Larica também foram postadas na página Animais Perdidos em Ponta Grossa e gerou diversos compartilhamentos.

“As postagens da Larica ganharam repercussão em toda a cidade e assim foi muito mais fácil encontrá-la”, apontou Luciane. O portal dcmais publicou a informação sobre o desaparecimento de Larica, que tem como tutor um estudante de  São Paulo que cursa engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR).

Cadê meu gato?

Até o começo da tarde desta terça-feira (3), a página estava com seis publicações, sendo duas sobre o desaparecimento de um cão e um gato, uma publicação sobre um cachorro abandonado e três sobre animais que foram encontrados em diversas regiões da cidade. Entre as quais, Aline Oliveira pede ajuda para encontrar a sua gata, que teria sido levada em uma caminhonete Ford/Ranger.

“Procuro o dono de uma Ranger, de cor prata, que esteve na minha loja às 5 horas da manhã e levou meu gato. Peço que o devolva. Ele tem 5/6 meses, é super dócil e tem olhos amarelos”, disse na postagem. As informações podem ser repassadas pelo número (42) 9 9810-3755.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.