em

Pacientes com fibromialgia terão atendimento em UBS

Pacientes com fibromialgia

Pessoas que sofrem de fibromialgia terão atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Madre Josefa, Bairro Uvaranas, em Ponta Grossa, uma vez por mês. O espaço foi cedido pela prefeitura, de forma temporária até a viabilização do Centro da Dor com o objetivo de ofertar consultas especializadas para quem sofre da doença. O primeiro atendimento acontecerá no dia 30 de julho, sábado, com um nutricionista, psicóloga e acupunturista.

O tema foi debatido durante Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores no dia 14 de julho. “A utilização de um espaço foi sugerido na audiência até sair o Centro da Dor. Em conversa com a prefeitura, ela nos apoiou e liberou o espaço da UBS para que os atendimentos sejam realizados um sábado por mês”, disse Adriane Scremin, 49 anos, que enfrenta a doença há 18 anos.

Já os profissionais não fazem do quadro de funcionários do Município. “Através de contatos, conseguimos alguns profissionais que vão nos atender de forma voluntária nesses encontros. Eles aceitaram. Essa parceria entre a prefeitura, o voluntariado e a audiência vai nos ajudar a dar uma melhor qualidade de vida para quem sofre de fibromialgia”, comentou Adriane.

Centro da Dor

O Centro da Dor, segundo Adriane, após viabilizado, será como um porto seguro para os pacientes. “O último reumatologista que atendeu pelo SUS em Ponta Grossa saiu em 2015. Por isso, no Centro nós teríamos consultas com fisiatras, reumatologistas, nutricionistas e terapeutas. Em Ponta Grossa, nós não temos um atendimento especializado. Como a cidade não tem esse especialista, nós somos encaminhados para outras cidades”, finalizou Adriane.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.