em

Pacientes acamados recebem atendimento odontológico

A Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), vem realizando diversos atendimentos para os pacientes que utilizam o SUS. A área de odontologia não fica de fora, pois desenvolvem trabalhos desde a Atenção Primária, passando pela Secundária, Terciária e até mesmo por atendimento diferenciados. Um dos trabalhos é o atendimento domiciliar, para usuários que não tem como chegar até as estruturas odontológicas, pois estão acamados.

Desde 2014, quando a atividade começou, até o ano de 2018, todos os pacientes que foram indicados pelas Agentes Comunitárias de Saúde ou entraram em contato com as UBS, receberam o atendimento.

“Os principais serviços realizados são relacionados a tratamentos preventivos e curativos, por exemplo, extração, limpeza e raspagens dos dentes. Depois da visita agendada, os profissionais seguem até a residência. A equipe é composta por dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal. "Este trabalho não é apenas para a pessoa acamada. Nós também repassamos orientações para os cuidadores, desta maneira eles aprender como lidar e cuidar dos pacientes acamado”, explica o coordenador de odontologia do município, Edson Alves.

Para dar andamento e agilidade aos atendimentos a SMS adquiriu um consultório portátil e um veículo para transporte da equipe que realiza o procedimento de visita domiciliar.

Premiação

A saúde bucal do município tem sido referência estadual, e recentemente foi premiada dentro da etapa regional do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, antigo Prêmio Brasil Sorridente. Ponta Grossa participou na categoria com mais de 300 mil habitantes e garantiu o segundo lugar, ficando atrás apenas da capital, Curitiba.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.