em

Paciente pode ser declarado com covid-19 sem exame laboratorial

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) divulgou um novo informe sobre a situação da covid-19 no estado.  Até esta terça-feira (28), 1.271 pessoas foram confirmadas com a doença, destas 851 estão recuperadas e liberadas do isolamento. Foram 77 mortes por consequência da covid-19.

Nas últimas 24 horas duas pessoas morreram em decorrência da covid-19: uma mulher de 74 anos residente de Guaíra e um homem de 81 morador de Curitiba. Ambos estavam internados.

A Sesa passou a utilizar agora o critério de confirmação clínico/epidemiológico. Para a confirmação nesse critério a pessoa deve ter tido contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para covid-19 nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas.

Até hoje, os diagnósticos eram realizados por meio de exames realizados laboratorialmente, método RT-PCR, e testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde. Agora, o próprio médico pode constatar a doença conforme a evolução do caso, os sintomas e o histórico do paciente, segundo detalhou a assessoria de imprensa da Sesa.

Enquanto o método RT-PCR analisa se o organismo do paciente está com o vírus e por isso é realizado nos primeiros dias de sintomas, nos testes a verificação é para saber se a pessoa já teve a doença e o organismo produziu anticorpos. Esses testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.