Menu
em

Óticas, veículos e materiais de construção impulsionam varejo de PG

Setor de materiais de construção é destaque no varejo (foto: José Aldinan/DC)

O varejo paranaense fechou 2023 com crescimento de 0,74%, conforme mostra a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Seguindo o resultado positivo de todo o Paraná, o varejo de Ponta Grossa ficou em terceiro lugar dos que mais cresceram em todo o Estado no ano passado. Na soma dos 11 setores analisados, o varejo ponta-grossense teve saldo positivo de 2,30%.

Os setores que mais cresceram foram as óticas (14,81%), seguido das concessionárias de veículos (10,40%), materiais de construção (6,21%), autopeças (5,04%), lojas de departamentos (3,45%), supermercados (2,21%) e vestuário e tecidos (0,48%).

Já quatro setores tiveram saldo negativo nas vendas: calçados (-14,62%), combustíveis (-4,21%), papelaria (-3,25%) e farmácias (-1,42%).

Análise do varejo do Paraná

Os setores com os melhores resultados no acumulado do ano, em todo o Paraná, foram concessionárias de veículos, que registraram alta de 6,56%; supermercados, com elevação de 4,71% nas vendas; lojas de departamentos, com crescimento de 4,65%; autopeças, com 4,6% e óticas, cine-foto-som, que tiveram faturamento 4,53% maior do que no ano anterior.

As festas de fim de ano foram bastante favoráveis para o varejo paranaense, que teve movimento 9,79% superior a novembro. O Natal de 2023 foi melhor do que o anterior e contabilizou crescimento 2,79% nas vendas.

Leia mais: Lideranças reivindicam Campus do IFPR em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile