Menu
em

Operário não ganha as duas primeiras no Paranaense há 12 anos

Operário

Foto: André Jonsson/OFEC

Depois de estrear com vitória em casa sobre o União, de Francisco Beltrão, o Operário Ferroviário joga nesta quinta-feira (27), a partir das 21h30, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. O rival da vez é o Coritiba. E o Fantasma busca largar com duas vitórias seguidas na elite do Estadual pela primeira vez desde 2010. O fator casa pode pesar a favor do alvinegro, visto que o duelo com o Coxa também acontece no Germano Krüger, em Ponta Grossa.

Desde que voltou ao cenário do futebol profissional, o Operário só conseguiu ganhar as duas primeiras partidas do Paranaense há 12 anos. Foi justamente logo depois que subiu para a primeira divisão.

Em 2010, o Fantasma estreou vencendo o Cascavel CR por 1 a 0 e, no compromisso seguinte, bateu o Athletico por 2 a 1. Curiosamente nenhum desses jogos ocorreu no Germano Krüger. Contra o Furacão, o alvinegro foi visitante na Arena da Baixada. Diante do Cascavel, o mando era do Operário, mas obras em Vila Oficinas atrasaram e o clube levou a partida para o Eco Estádio, em Curitiba.

Três anos depois, o Operário até começou o Estadual com invencibilidade de seis jogos. Entretanto, foram cinco empates e uma vitória.

Estratégia

Para repetir o feito de 12 anos atrás, o técnico Ricardo Catalá deve manter a espinha dorsal que enfrentou o União. No entanto, o treinador tem repetido que pode fazer algumas variações jogo a jogo. Por isso, existe chance de que o Fantasma tenha modificações, especialmente no setor ofensivo.

Lucas Mendes e Rodrigo Pimpão tiveram bom rendimento quando acionados na estreia. Eles saíram do banco de reservas e deram volume de jogo ao Operário. Thomaz Santos e Paulo Sérgio podem ser poupados.

No gol, Simão mantém a titularidade, pois Thiago Braga está afastado pelos sintomas respiratórios que apresentou pouco antes da estreia.

Há chance de que Thales, Romário e Leandro Vilela também sejam preservados pela comissão técnica.

Adversário

O Coritiba deve contar com um atacante debutante no Germano Krüger. O gringo Pablo García deve atuar na linha ofensiva ao lado de Alef Manga e Igor Paixão. No meio, Matheus Salles e Val disputam vaga.

A delegação alviverde também tem como novidades Gustavo Bochecha e Biel. Contudo, os dois devem ficar à disposição de Gustavo Morínigo no banco de reservas.

Estão de fora da partida em Ponta Grossa o zagueiro Luciano Castán, os volantes Bernardo e Andrey, além do centroavante Léo Gamalho.

Resumo da 1ª rodada

Na abertura do Paranaense 2022, o Coritiba venceu o Cianorte por 1 a 0 no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Com gol de Igor Paixão, aos 19 minutos do segundo tempo, o alviverde garantiu os três pontos.

Já em Cascavel deveria ter acontecido a partida entre FC Cascavel e Rio Branco. Porém, a ausência da equipe de Paranaguá deu a vitória ao time mandante por W.O (3×0). O Rio Branco até esteve no oeste do estado, mas a delegação ficou sabendo que a direção do clube não registrou o contrato dos atletas a tempo da estreia. Com isso, o elenco voltou para o litoral antes da partida.

No domingo pela manhã aconteceu em São José dos Pinhais a única partida que terminou empatada na primeira rodada. O São-Joseense recebeu o Azuriz. Os dois times ficaram no 0 a 0.

De tarde, em Londrina, o Tubarão recebeu o Maringá em um jogo bastante movimentado. O time visitante abriu o placar aos 11 minutos do segundo tempo em gol de Ronald. Porém, em oito minutos o time da casa virou o placar, com Eltinho e Douglas Coutinho.

Em Curitiba, na Arena da Baixada, o Athletico recebeu o Paraná Clube e venceu por 1 a 0, com gol nos minutos finais da partida: Rômulo, aos 51 minutos do segundo tempo. Fechando a rodada, na noite de domingo o Operário recebeu o União e venceu por 1 a 0. Paulo Sérgio marcou o único gol da partida, aos 30 minutos da etapa final.

Ficha Técnica

Operário: Simão; Arnaldo, Thales (Willian Machado), Reniê e Romário (Fabiano); Leandro Vilela (André Lima), Giovanni Pavani e Marcelo; Felipe Garcia, Thomaz Santos (Lucas Mendes) e Paulo Sérgio (Rodrigo Pimpão). Técnico: Ricardo Catalá

Coritiba: Alex Muralha; Natanael, Henrique, Márcio Silva e Egídio; William Farias, Val (Matheus Salles) e Robinho; Alef Manga, Igor Paixão e Pablo García. Técnico: Gustavo Morínigo

Data/Horário: 27/01/2022 (quinta-feira), às 21h30

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa

Arbitragem: Robson Babinski (Santa Isabel do Oeste) auxiliado por Ivan Carlos Bohn (Curitiba) e Wagner Júnior Bonfim Ledo (Siqueira Campos)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile