em

Operário tem vantagem de mandos no Paranaense 2023

Neste ano, Operário parou nas semifinais do Paranaense. Foto: André Jonsson / OFEC / Arquivo

A Federação Paranaense de Futebol (FPF), em reunião com 12 clubes, estabeleceu a fórmula de disputa e o regulamento do Campeonato Paranaense 2023. De forma geral, serão os mesmos aplicados na última temporada. Semifinalista na edição passada e rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Operário Ferroviário terá vantagem de mandos de campo na primeira fase do Estadual.

Isso ocorre porque os seis primeiros colocados da edição de 2022 jogam com um mando a mais. Além do Operário, também estão nesta condição Coritiba, Maringá, Athletico, Londrina e Independente. Esses seis clubes jogam seis vezes dentro de casa na primeira fase.

Os demais clubes, conforme regulamento, terão cinco mandos de campo cada um. São eles: Aruko, Azuriz, Cianorte, FC Cascavel, Foz do Iguaçu e Rio Branco.

A tabela de jogos será divulgada pelo Departamento de Competições da Federação Paranaense até 60 dias antes do início da competição. O pontapé inicial está programado para o dia 15 de janeiro. Isso significa que a tabela será publicada ainda na primeira quinzena de novembro. A decisão do Paranaense 2023 está prevista para o dia 9 de abril.

Fórmula

Na primeira fase, os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os oito melhores colocados classificam-se para as quartas de final, enquanto as duas equipes que somarem o menor número de pontos na primeira fase (11ª e 12ª colocadas) serão rebaixadas.

No mata-mata, os clubes sempre vão disputar jogos de ida e volta. Nas quartas de final, o mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube com a melhor classificação na fase inicial. O cruzamento é olímpico. Ou seja: 1º colocado x 8º colocado; 2º colocado x 7º colocado; 3º colocado x 6º colocado; e 4º colocado x 5º colocado.

Copa do Brasil

O Campeonato Paranaense vale classificação para a Copa do Brasil do ano seguinte. Atualmente, os quatro melhores do Estadual (semifinalistas) jogam a competição nacional.

Além disso, os três melhores clubes do Paranaense sem divisão nacional vão para a Série D do Brasileiro na temporada seguinte.

Inscrições

Assim como em 2022, serão habilitados até 35 atletas por clube no Campeonato Paranaense, com a possibilidade de realizar cinco substituições na lista até o dia 10 de fevereiro de 2023.

Transmissão

O Campeonato Paranaense de 2023 terá transmissão via streaming por meio da NSports, que já realizou a transmissão da competição nesta temporada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.