em

Operário tem sinal positivo da FPF para presença na ‘Copinha’

Em 2020, Fantasma teve a primeira participação na Copinha. Foto: José Tramontin/OFEC/Arquivo

Desde que a pandemia desacelerou e o calendário de eventos oficiais passou a ser retomado, jogadores das categorias de base do Operário Ferroviário se reapresentaram em Vila Oficinas e estão em treinamento. O principal objetivo dos jovens alvinegros tem nome: Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022. O Operário tem a expectativa de participar pela segunda vez do maior torneio nacional para a base, a Copinha.

A palavra usada ainda é ‘expectativa’ porque a Federação Paulista, organizadora da competição, não oficializou todas as sedes e participantes da próxima edição.

“Temos a confirmação extraoficial da Federação Paranaense. Estamos aguardando apenas o ofício da direção da competição. Ele deve sair em breve”, comunica o clube de Vila Oficinas ao ser questionado pela reportagem. O Operário cita a entidade do Paraná pois é ela quem faz intermediação entre clubes locais e organização.

O DC fez contato nesta quinta-feira (11) com a Federação Paulista. No entanto, o número de participantes e quais serão ainda estão numa espécie de sigilo. “As sedes e os clubes serão divulgados nas próximas semanas”, diz via assessoria, informando que até o final do mês vai ocorrer a oficialização.

O que é certo é que a ‘Copinha’ – como é conhecida – tem início previsto para 2 de janeiro, terminando no dia 25 do mesmo mês (aniversário da cidade de São Paulo). Esta será a 52ª edição.

Primeira disputa

Em 2020, após despontar no cenário nacional do futebol profissional, o Operário esteve entre os 128 clubes da competição. Foi a primeira aparição alvinegra e ela terminou na segunda fase. Os garotos do Fantasma empataram sem gols com o São Paulo, que era o atual campeão, ficaram no 2 a 2 com o EC São Bernardo (SP) e venceram o Palmeira (RN) por 3 a 1. Na fase seguinte, o time empatou com o Santa Cruz por 1 a 1 e acabou derrotado nos pênaltis por 3 a 2.

O quase…

Em novembro do ano passado, o elenco de base do Operário chegou a se reapresentar em Vila Oficinas após oito meses e iniciou os treinos visando à Copinha. Contudo, no dia 26 daquele mesmo mês, a Federação Paulista comunicou o cancelamento da edição 2021 em decorrência da pandemia de covid. Os jovens atletas do Fantasma voltaram então ao regime de atividades virtuais.

Retomada

A base voltou aos treinos no segundo semestre deste ano após a diminuição nos casos de covid. No mês passado, o sub-19 do Operário, comandado por Joel Preisner, representou Ponta Grossa nos Jogos Abertos do Paraná e faturou o título. Na decisão venceu Jaboti por 3 a 0. Os gols foram anotados por dois jovens que integram o elenco profissional na Série B: o zagueiro Zémarcio, que fez dois, e o atacante Alemão.

De acordo com o regulamento da Copa São Paulo, jogadores entre 15 e 21 anos de idade podem ser inscritos. No elenco profissional, além de Zémarcio e Alemão, o Operário tem nesta faixa de idade o goleiro Guilherme Christino e o volante Tibagi.

Há pouco mais de um mês, em jogo-treino disputado em Ponta Grossa, o técnico Joel Preisner escalou a base do Fantasma com Bruno; Robinho, Chapecó, João Lucas e Patrick; Rafael, André, Brendon e Breno; Lucas Rosas e Pio.

No banco de reservas o treinador tinha Juan, Roger, Lucas Lima, Biro, Misael, Fred, Vieira, Kenzo, Luizinho, Lucão e Jefinho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.