Definitivamente o Operário Ferroviário não se dá bem quando está frente a frente com o FC Cascavel. Na tarde desta quarta-feira (24), no oeste do estado, o Fantasma visitou o rival e conheceu a primeira derrota na temporada 2021. O placar de 1 a 0 para o adversário, em confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Paranaense, mantém o alvinegro na 10ª colocação com um ponto em duas partidas. Já a Serpente tem 100% de aproveitamento, nove pontos e lidera o Estadual.
Este foi o oitavo encontro entre os dois clubes desde 2015. São quatro vitórias cascavelenses, três empates e somente um triunfo operariano. Desta vez, a vitória da Serpente veio com base na bola parada, em lance no qual até o goleiro Simão falhou.
Agora, o Operário aguarda definição da Federação Paranaense de Futebol (FPF) para saber qual será o próximo compromisso da equipe pelo Estadual. Não há confrontos do clube homologados. Em Ponta Grossa, por exemplo, as partidas ainda não podem acontecer em decorrência da gravidade da pandemia de covid-19.
1° tempo
Conforme prometido, Matheus Costa manteve a base que vem atuando no início da temporada 2021. No entanto, o comandante do Fantasma optou pela entrada de Rafael Chorão ao lado de Tomás Bastos e Leandro Vilela na composição do meio de campo.
E saiu justamente dos pés de Chorão o lance mais agudo do Operário na primeira etapa. O meia recebeu passe da esquerda e bateu de primeira, na entrada da área. A bola quicou e quase enganou o goleiro Ricardo, que espalmou no travessão. No rebote, Rafael Oller não conseguiu chegar antes do defensor rival.
As demais finalizações dos visitantes saíram principalmente de Jean Carlo, mas o atacante não conseguiu balançar a rede. Leandro Vilela também teve oportunidade e parou no goleiro Ricardo.
A partir da metade final, o FC Cascavel partiu para cima e deu trabalho a Simão. Rogério e Libano criaram boas chances. As duas tiveram intervenções importantes do goleiro do Operário. O meia Robinho, ex-Fantasma, também chegou perto de marcar para a ‘Serpente’.
2º tempo
A chuva que caiu no início da tarde em Ponta Grossa parece ter se direcionado para o oeste. Uma tempestade repentina caiu sobre o Estádio Olímpico e nesta hora os donos da casa aproveitaram para abrir o placar.
Aos 12 minutos, o volante Gama resolveu arriscar de longe em cobrança de falta; os defensores do Operário tiraram a cabeça da bola e Simão acabou enganado. O goleiro até tocou nela, mas não o suficiente para tirar da direção do gol: 1 a 0.
Em desvantagem, Matheus Costa mexeu no time por atacado. O atacante Felipe Garcia e os laterais Lucas Mendes e Djalma Silva foram acionados para as vagas de Rafael Oller, Fábio Alemão e Fabiano, respectivamente. A equipe alvinegra ficou mais ofensiva. Do outro lado, o FC Cascavel passou a apostar nos contra-ataques e valorizava o tempo.
A última cartada da comissão técnica foi a entrada do centroavante Schumacher no lugar do meia Tomás Bastos. Logo após a alteração, aos 38 minutos, Diego Giaretta chegou a marcar o segundo gol dos donos da casa. No entanto, a arbitragem anotou o impedimento, anulando o lance.
Apesar das substituições ofensivas, o time de Matheus Costa pouco conseguiu criar nos minutos finais. Aos 47 minutos, Douglas, em contra-ataque, quase ampliou o marcador para o FCC. Foi o último lance de perigo no Estádio Olímpico.
Ficha técnica
FC Cascavel: Ricardo Ernesto; Libano, Lucas Oliveira, Diego Giaretta e Willian Simões (Carlinhos); Gama (Duda), Robinho e Willyan Sotto (João Pedro); Henrique (Douglas), Léo Itaperuna e Rogério (Peu). Técnico: Tcheco
Operário: Simão; Fábio Alemão (Lucas Mendes), Rafael Bonfim, Léo Rigo e Fabiano (Djalma Silva); Leandro Vilela, Rafael Chorão (Pedro Ken) e Tomás Bastos (Schumacher); Rafael Oller (Felipe Garcia), Jean Carlo e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa
Gol: Gama (FC Cascavel) aos 12 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Rogério, Duda e Gama (FC Cascavel)
Local: Estádio Olímpico, em Cascavel (PR)
Arbitragem: Kleber Ariel Gonçalves Silva (Curitiba) auxiliado por Rafael Trombeta (Catanduvas) e Luiz Eduardo Soares (Foz do Iguaçu)