Menu
em

Operário precisa vencer o lanterna para atingir ‘número mágico’

Foto: André Jonsson/OFEC

* Por Felipe Liedmann

O Operário Ferroviário pode assegurar virtualmente nesta sexta-feira (8) a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Caso vença o lanterna Oeste, pela 33ª rodada, o Fantasma chega aos 45 pontos – considerado o ‘número mágico’ para quem não quer cair nos pontos corridos. O embate tem como palco o Estádio Germano Krüger, a partir das 19h15.

A permanência é considerada virtual pois existe uma pequena possibilidade da margem de pontos do ‘Z4’ chegar a um número maior. Por isso, além de almejar a vitória contra a equipe de pior campanha da competição, o alvinegro ‘seca’ rivais como Náutico, Figueirense, Vitória, CRB e Cruzeiro, que aparecem logo atrás na classificação.

O Operário ocupa atualmente a 12ª colocação, com 42 pontos. São dez vitórias, 12 empates e dez derrotas. O time marcou 29 gols e sofreu outros 29, aparecendo entre as quatro melhores defesas do campeonato.

Entretanto, o técnico Matheus Costa não conta nesta sexta-feira com o zagueiro Ricardo Silva e com o volante Jiménez. A dupla está suspensa pelo terceiro cartão amarelo. Reniê, que jogou pela lateral esquerda contra o Vitória, deve voltar para a posição de origem na zaga. Já Leandro Vilela é o substituto imediato do paraguaio na meia-cancha.

Outra novidade da escalação é a volta de Fabiano no lado canhoto do time. O lateral entra em campo pela primeira vez após ser contratado em definitivo pela diretoria.

Perspectiva

Apesar de medir forças com a equipe que está na última colocação, o Operário adota tom de cautela. O Oeste não perde há três jogos na Série B.

“Precisamos de muita atenção nesse jogo. Eles fizeram um bom jogo contra o Figueirense, vem de alguns resultados bons e de bons jogos. No segundo turno não estão tendo uma campanha tão ruim quanto tiveram no primeiro. Mas a gente tem que mostrar nossa força dentro de casa, buscar essa vitória desde o início. Sabemos da nossa capacidade, que temos condições de vencer, atingir os 45 pontos e, a partir daí, fazer a melhor pontuação para acabar na melhor classificação possível”, resume o técnico Matheus Costa.

DM vazio

O departamento médico do Operário não tem mais jogadores em tratamento. O meia-atacante Jean Carlo, que apresentava lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, já retornou aos treinamentos e fica à disposição da comissão técnica. Ele era o último entregue aos cuidados do DM.

Retrospecto

Operário e Oeste já se enfrentaram sete vezes e o retrospecto é equilibrado, com leve vantagem do Fantasma. O alvinegro de Vila Oficinas venceu o adversário três vezes. Houve ainda dois empates e duas vitórias do Oeste.

Apesar de estar à frente no histórico, o Operário leva a pior no número de gols marcados no confronto. O ataque balançou as redes três vezes nas sete oportunidades. Isso porque todas as vitórias alvinegras ocorreram pelo placar de 1 a 0. Já o time paulista marcou cinco vezes.

No encontro mais recente, pelo primeiro turno da Série B 2020, o Fantasma saiu da Arena Barueri comemorando. A equipe que era comandada por Gerson Gusmão derrotou o rival por 1 a 0. O gol solitário veio dos pés do meia Clayton.

Ficha técnica

Operário: Martín Rodriguez; Alex Silva, Rafael Bonfim, Reniê e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo e Tomás Bastos; Rafael Oller, Douglas Coutinho e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Oeste: Glauco; Matheus Rocha, Maurício Barbosa, Vitão e Rael; Lídio, Yuri e Caio; Bruno Alves, Fábio (Luan) e Pedrinho. Técnico: Roberto Cavalo

Data/Horário: 08/01/2021 (sexta-feira), às 19h15
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Rafael Martins de Sá (RJ) auxiliado por Gabriel Conti Viana (RJ) e Thiago Gomes Magalhães (RJ)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile