em

Operário não toma conhecimento da Chape e desbanca a líder da Série B

Foto: André Jonsson/Operário

O Operário Ferroviário confirmou nesta segunda-feira (25) a boa fase que vive na reta final da Série B. Jogando em casa, no Germano Krüger, o Fantasma bateu a Chapecoense, que até então era dona da melhor campanha da competição. Fabío Alemão e Rafael Oller balançaram a rede e decretaram o 2 a 0.

A vitória na penúltima rodada leva a equipe aos 54 pontos, ocupando o nono lugar. O alvinegro ainda briga pelo sexto lugar com Avaí, Ponte Preta e Sampaio Corrêa. A colocação significa alguns pontos a mais no ranking da CBF, mas nada que altere a condição na Série B.

Do outro lado, a Chapecoense perdeu a liderança pelo número de gols marcados. Os catarinenses entram na última rodada disputando o título com o América-MG, ambos com 70 pontos.

O jogo

A Chapecoense até apresentou mais posse de bola ao longo do confronto em Vila Oficinas, mas o Operário – mesmo com seis desfalques e sem o técnico Matheus Costa, expulso contra o Cruzeiro – demonstrou um futebol cirúrgico quando criou oportunidades.

Antes de abrir o placar, o Fantasma perdeu o lateral direito Alex Silva lesionado. O zagueiro Fábio Alemão precisou entrar improvisado. E foi justamente ele quem abriu o placar após assistência de Ricardo Bueno.

A vantagem fez o Operário crescer de produção, finalizando cinco vezes contra a meta de João Ricardo. O adversário arriscou só duas vezes e teve a criatividade anulada pelo Fantasma.

A Chape voltou do vestiário para o segundo tempo modificada pelo técnico Umberto Louzer. Já os donos da casa não mudaram a postura e deram o tiro de misericórdia na base do contra-ataque.

Logo aos 2 minutos, Thomaz Santos abriu uma brecha pelo meio e encontrou Rafael Oller em projeção para a grande área. O camisa 11 recebeu passe açucarado e estufou as redes: 2 a 0.

Em todo o segundo tempo, a Chapecoense conseguiu manter novamente mais posse de bola, mas poucas vezes assustou efetivamente o gol de Thiago Braga.

Firme do ponto de vista defensivo, o Operário segurou o líder da Série B até o apito final, quando os alvinegros puderam comemorar o oitavo jogo de invencibilidade no Germano Krüger.

38ª rodada

O Operário encerra a Série B na sexta-feira (29), às 21h30, quando visita o rebaixado Botafogo-SP em Ribeirão Preto.

Ficha técnica

Operário: Thiago Braga; Alex Silva (Fábio Alemão), Rafael Bonfim, Ricardo Silva e Fabiano; Reniê, Leandro Vilela (Douglas Santos), Marcelo e Thomaz Santos (Alemão); Rafael Oller (Maranhão) e Ricardo Bueno (Schumacher). Técnico: Rodolfo Mehl

Chapecoense:
João Ricardo; Ezequiel (Roberto), Derlan, Luiz Otávio e Alan Ruschel (Lucas Tocantins); Willian Oliveira, Anderson Leite, Denner (Bruno Silva) e Matheus Ribeiro; Aylon (Perotti) e Anselmo Ramon (Evandro). Técnico: Umberto Louzer

Gols:
Fábio Alemão (Operário) aos 22 minutos do 1º tempo; Rafael Oller (Operário) aos 2 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos:
Thomaz Santos e Fabiano (Operário); Anselmo Ramon (Chapecoense)

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem:
Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE) auxiliado por Ricardo Bezerra Chianca (PE) e Bruno Césari Chaves Vieira (PE)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.