em

Operário marca no ‘apagar das luzes’ e vence a primeira no Estadual

Ricardo Bueno comemora o gol de pênalti aos 45 minutos do 2° tempo. Foto: André Jonsson/OFEC

A seca no Campeonato Paranaense acabou. O Operário Ferroviário conquistou na tarde desta quarta-feira (31), em Ponta Grossa, a primeira vitória na competição. Jogando no Estádio Germano Krüger, o Fantasma bateu o Rio Branco, de Paranaguá, por 1 a 0. O gol solitário saiu quase nos acréscimos do segundo tempo, quando Ricardo Bueno teve categoria para cobrar penalidade máxima.

O placar favorável na terceira rodada faz a equipe alvinegra dar um salto na classificação. De 10° para o 4° lugar. O Fantasma soma quatro pontos, mesma pontuação do Leão da Estradinha, que fica atrás nos critérios de desempate.

1º tempo

Conforme prometido, o técnico Matheus Costa mexeu nas duas laterais e em duas funções da meia-cancha. Alex Silva, Djalma Silva, Pedro Ken e Marcelo ganharam a titularidade, mas o Operário não correspondeu.

A primeira oportunidade de gol apareceu somente aos 20 minutos, quando Ricardo Bueno recebeu cruzamento na área e mandou de cabeça. A bola desviou em Renato e saiu pela linha de fundo.

O Fantasma passou a chegar mais perto da área adversária, no entanto não conseguia concluir a gol. Ricardo Bueno acertou a barreira em cobrança de falta, Jean Carlo não alcançou o cruzamento de Djalma Silva e até o volante Leandro Vilela tentou participar da armação, mas sem sucesso.

Aos 32 minutos, a tentativa de bicicleta de Ricardo Bueno passou por cima do gol. Na jogada seguinte, o goleiro Lucas Macanham, com a ponta dos dedos, evitou o gol de Marcelo. Só o Fantasma atacava, mas as redes permaneceram intactas.

2º tempo

Matheus Costa promoveu no intervalo a entrada de Felipe Garcia na vaga de Rafael Oller. Do outro lado, o técnico Norberto Lemos, que passou por Vila Oficinas no início da última década, colocou Bruno Andrade e Michel Renner. As mudanças deixaram o duelo aberto no Germano Krüger. Bruno quase balançou a rede pelos visitantes aos 5 minutos; Simão salvou com os pés.

Marcelo, do Operário, e Zezinho, do Rio Branco, criaram chances ainda antes dos 10 minutos. Confronto lá e cá. Aos 12, Leandrinho, que chegou ao time alvinegro há menos de uma semana, entrou na vaga de Marcelo e estreou na equipe de Matheus Costa.

A alteração, junto com a entrada de Tomás Bastos, ampliou a criatividade dos donos da casa. Aos 15 minutos, em cobrança de falta perigosa, Ricardo Bueno parou nas mãos de Lucas Macanhan.

Para finalizar as cinco substituições, o comandante do Fantasma optou pelo meia Rafael Chorão e pelo centroavante Schumacher. O ‘gigante alemão’ quase abriu o placar no primeiro toque na bola, porém a cabeçada passou à esquerda da meta, perto da trave. No minuto seguinte, Felipe Garcia sofreu falta perto da área. Tomás Bastos arriscou e o goleiro adversário espalmou com estilo para escanteio.

Pouco antes dos acréscimos, o Operário levou um susto: Zezinho levantou na área e Jacy cabeceou perto do gol defendido por Simão. A resposta veio aos 45 minutos, quando o volante Paulo Henrique tocou com a mão na bola dentro da área. Pênalti em Vila Oficinas! Com faro de artilheiro, Ricardo Bueno teve frieza, deslocou o goleiro na cobrança e fez o primeiro dele na temporada, garantindo a primeira vitória alvinegra no Estadual.

Dose dupla

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) homologou o próximo compromisso do Operário pelo Estadual. Neste sábado (3), o Fantasma recebe o Coritiba, a partir das 16h, no Estádio Germano Krüger. Assim, o time alvinegro terá dois embates consecutivos com o Coxa. Três dias depois, na terça-feira (6), os dois clubes medem forças pela Copa do Brasil. O confronto válido pela segunda fase da competição nacional está agendado para o Estádio Couto Pereira, em Curitiba, às 19h.

Ficha Técnica

Operário: Simão; Alex Silva, Rafael Bonfim, Léo Rigo e Djalma Silva; Leandro Vilela (Tomás Bastos), Pedro Ken (Rafael Chorão) e Marcelo (Leandrinho); Rafael Oller (Felipe Garcia), Jean Carlo (Schumacher) e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Rio Branco: Lucas Macanhan; Léo Simas, Renato, Jacy e Pedro Botelho (Higor); Paulo Henrique, Zezinho e Bernardo (Michel Renner); Jacó (Bruno Andrade), Weverton (Douglas) e Demétryus (Vitor Bill). Técnico: Norberto Lemos

Gols: Ricardo Bueno (Operário) aos 45 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos:
Marcelo e Rafael Bonfim (Operário); Bernardo, Jacy e Higor (Rio Branco)

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Arbitragem: Cristian Eduardo Gorski da Luz (Campo Largo) auxiliado por Roberto Rivelino dos Santos Júnior (Colombo) e Tom Gomes Rocha (Curitiba)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.