Menu
em

Operário leva sufoco no fim, mas vence e volta a respirar na Série B

Foto: André Jonsson/OFEC

Saiu a zica. Após quatro rodadas, o Operário Ferroviário voltou a sentir o sabor da vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Foi mais angustiante do que o torcedor esperava, mas o Fantasma conseguiu bater a Ponte Preta por 1 a 0, no Estádio Germano Krüger, pela 29ª rodada.

O gol solitário saiu no início da partida. Depois, no segundo tempo, a Macaca ficou com um jogador a menos, mas sufocou o alvinegro em Vila Oficinas.

Com o triunfo na noite desta segunda-feira (14), o time comandado por Matheus Costa chega aos 38 pontos e ocupa provisoriamente a 12ª colocação, abrindo nove de vantagem para o ‘Z4’.

1º tempo

A escalação de Matheus Costa teve a volta do meia Rafael Chorão na vaga de Mazinho. Com a intenção de ser mais ofensivo, o Operário atingiu o objetivo logo aos cinco minutos, quando abriu o placar em Vila Oficinas.

Após lance pela direita, Rafael Oller pegou o rebote na entrada da área e arriscou, o goleiro Ygor Vinhas deu rebote e Ricardo Bueno completou para a rede: 1 a 0. Terceiro gol do atacante em nove jogos na Série B.

Em vantagem, o alvinegro abdicou da posse de bola e apostou em estratégia reativa de jogo, usando a velocidade de Douglas Coutinho. O atacante chegou perto de ampliar o marcador, mas Ygor Vinhas tocou com a ponta dos dedos para escanteio.

Com 75% da posse, a Ponte Preta finalizou nove vezes na primeira etapa, mas poucas com perigo. Nos minutos finais, a Macaca apertou e ficou na bronca com a arbitragem. Os jogadores reclamaram de pênalti de Douglas Coutinho sobre Bruno Rodrigues.

Do outro lado, o Operário conseguiu oito arremates, sendo quatro em direção ao gol mesmo abrindo mão de ficar com a bola.

2º tempo

Se a situação era boa para o Fantasma em termos de placar, ela melhorou a partir dos 11 minutos da etapa complementar. O zagueiro Ruan Renato cometeu falta dura, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. O técnico interino da Ponte, Fábio Moreno, precisou reconstruir a defesa com a entrada de Alisson no lugar de Luís Oyama.

Já Matheus Costa optou por três alterações simultâneas. Pendurado, o zagueiro Rafael Bonfim deu lugar a Reniê. Na frente, Schumacher e Ricardo Bueno saíram para as entradas de Tomás Bastos e Thomaz Santos, respectivamente.

A série de mexidas deixou Douglas Coutinho isolado no ataque. Aos 29, ele quase marcou, mas Ygor Vinhas caiu no canto e segurou firme.

A partir de então, mesmo em vantagem numérica, o Operário passou a tomar sufoco da Macaca. Aos 35, Reniê jogou contra o patrimônio. No lance seguinte, Martín Rodriguez afastou mal e a bola sobrou para Dawhan no meio da área. O volante campineiro finalizou em cima de Reniê.

Aos 44, Apodi subiu com liberdade na pequena área, a bola passou pelo goleiro alvinegro e parou apenas na cabeçada de Ricardo Silva, que estava quase sobre a linha do gol. Alívio para o coração operariano e vitória magra assegurada em Ponta Grossa.

Próxima rodada

O Operário embarca para o Mato Grosso, onde visita o Cuiabá (MT) pela 30ª rodada da Série B. O confronto que decidiu a terceira divisão nacional há dois anos está agendado para sexta-feira (18), às 22h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal.

Ficha técnica

Operário: Martín Rodríguez; Sávio, Rafael Bonfim (Reniê), Ricardo Silva e Fabiano; Jiménez, Rafael Chorão (Leandro Vilela) e Rafael Oller (Julinho); Douglas Coutinho, Ricardo Bueno (Thomaz Santos) e Schumacher (Tomás Bastos). Técnico: Matheus Costa

Ponte Preta: Ygor Vinhas; Apodi, Wellington Carvalho, Ruan Renato e Guilherme Lazaroni; Luís Oyama (Alisson), Neto Moura (Dawhan) e Camilo (Luan Dias); Moisés (Guilherme Pato), Bruno Rodrigues (Pedrinho) e João Veras. Técnico: Fábio Moreno

Gol: Ricardo Bueno (Operário) aos 5 minutos do 1º tempo.
Cartões amarelos:
Rafael Bonfim, Sávio, Leandro Vilela e Douglas Coutinho (Operário); Ruan Renato, Neto Moura, Luan Dias e Fábio Moreno (Ponte Preta)
Cartão vermelho: Ruan Renato (Ponte Preta)

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Roger Goulart (RS) auxiliado por Luiza Naujorks Reis (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile