Menu
em

Operário fecha ‘B’ com time bem diferente daquele que abriu 2020

Foto: José Tramontin/Arquivo OFEC

Uma derrota nos últimos sete jogos. É nesta condição que o Operário Ferroviário entra em campo nesta sexta-feira (29) pela última rodada da Série B. Com a pretensão de alcançar a sexta colocação do nacional, o Fantasma visita o rebaixado Botafogo-SP, às 19h15, em Ribeirão Preto. Do ponto de vista prático, uma vitória no interior paulista não tem grande significado, mas o técnico Matheus Costa quer manter a rotina triunfante que alcançou na reta final da segunda divisão.

O treinador está mantido no cargo para a próxima temporada e tem a pretensão de seguir a partir de fevereiro com a base responsável pelo crescimento alvinegro. Uma equipe totalmente diferente daquela que iniciou 2020.

Dos 11 jogadores que estrearam no Paranaense contra o Cascavel CR, em janeiro do ano passado, nenhum é titular atualmente e só três permanecem no atual elenco: o goleiro André Luiz, o meia Cleyton (suspenso da Série B por doping) e o atacante Schumacher.

O restante daquela escalação tinha os laterais Sávio e Danilo, os zagueiros Sosa e Douglas Nascimento, os volantes Jardel e Régis Potiguar, e os atacantes Lucas Batatinha e Douglas Coutinho.

Nem mesmo o treinador sobrou. Com tropeços precoces no Estadual e na Copa do Brasil, além de uma fase de queda vertiginosa na Série B, o Operário encerrou a ‘Era Gerson Gusmão’.

Diante da oscilação, o alento alvinegro é terminar a competição nacional em alta e levando boas perspectivas ao torcedor. Tanto é assim que o técnico Matheus Costa pode usar o que tem de melhor contra o Botafogo-SP. As exceções estão nas laterais: o direito, Alex Silva, está lesionado, enquanto o canhoto, Fabiano, cumpre suspensão. A tendência é que os zagueiros Fábio Alemão e Reniê sejam improvisados.

A escalação deve contar com os retornos de Pedro Ken e Jean Carlo, que cumpriram suspensão na vitória por 2 a 0 sobre a Chapecoense. A esperança de gols é o centroavante Ricardo Bueno. Ele tem oito gols na Série B e, se balançar a rede nesta sexta, pode fechar a competição entre os quatro principais goleadores.

Classificação

O Operário entra em campo como 9° colocado da Série B, com 54 pontos. O Fantasma pode ultrapassar Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Avaí caso os rivais tropecem na rodada. Já o Botafogo-SP estará na Série C na próxima temporada. Os paulistas estão na penúltima colocação com 34 pontos e só podem deixar para trás o Paraná Clube, que também caiu para a terceira divisão ao lado de Oeste e Figueirense.

A última rodada da Série B reserva a disputa de título entre América-MG e Chapecoense, e a briga pela última vaga na elite. Ela está entre Juventude, CSA e Avaí.

Ficha técnica

Botafogo-SP: Igor Bohn; Jeferson, Jordan, Walisson Maia e Guilherme Romão; Edson Júnior, Victor Bolt, Rafinha e Matheus Anjos; Émerson e Ronald. Técnico: Moacir Júnior

Operário:
Thiago Braga; Fábio Alemão, Rafael Bonfim, Ricardo Silva e Reniê; Leandro Vilela, Pedro Ken e Marcelo; Jean Carlo, Rafael Oller e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Data/Horário:
29/01/2021 (sexta-feira), às 19h15
Local:
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Arbitragem:
Thayslane de Melo Costa (FIFA/SE) auxiliada por Aílton Farias da Silva (SE) e Vanessa Santos Azevedo (SE)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile