em

Operário encara equipe de maior posse e mais passes certos na Série B

Fantasma recebe o Vitória nesta sexta no Germano Krüger

No ano passado, Vitória bateu o Operário em Vila Oficinas. Foto: José Tramontin/OFEC

Não há moleza para o Operário Ferroviário na Série B do Campeonato Brasileiro. Três dias depois de perder para o Juventude em Caxias do Sul (RS), o Fantasma tem mais um confronto direto pela frente. Nesta sexta-feira (02), a partir das 19h15, a equipe comandada por Gerson Gusmão recebe o Vitória (BA) no Estádio Germano Krüger. Apesar de atuar em Vila Oficinas, a missão alvinegra não é simples e as estatísticas comprovam.

Dados levantados pela plataforma ‘SofaScore’ mostram que o time baiano tem a maior porcentagem de posse de bola na Série B 2020. Em média, o Vitória fica com a ‘pelota’ por 56,9% da partida. Neste quesito, o Operário aparece em nono com 51,1%. 

Inclusive, uma das propostas do técnico do Fantasma, Gerson Gusmão, era ter um número elevado de posse por conta das características dos jogadores contratados para a competição nacional. Atletas menos intensos, mas de maior qualidade na troca de passes. Porém, nesta sexta-feira, a meta alvinegra será justamente cortar esse controle de jogo que o Vitória demonstra.

Por consequência da posse, os baianos aparecem como a equipe que mais acerta passes na temporada. São 427 por partida disputada. O Operário tem média de 323. Ou seja, 104 a menos.

Mas, assim como o alvinegro, o Vitória não está no ‘G4’. Por sinal, os dois clubes estão rigorosamente juntos com 17 pontos somados. O rubro-negro é sétimo colocado porque tem dois gols a mais marcados na competição.

E é justamente em questões ofensivas que a equipe comandada por Bruno Pivetti está mostrando estatísticas expressivas e que precisam ser neutralizadas pelo Operário nesta 13ª rodada. O Vitória é o time que mais finaliza na Série B (11,3 por jogo) e o terceiro que mais aposta em bolas longas (28,8 por jogo).

Para ter esse controle também é necessário que a equipe retome com facilidade a posse. Assim, o Vitória é o terceiro da Série B em desarmes. São 15,8 por partida.

Outro lado

O Operário também aparece com estatísticas importantes nos setores defensivo e ofensivo da Série B. Uma de cada lado. O ataque é o terceiro que mais cria chances claras de gol: 18, mas foram 11 desperdiçadas até aqui. Na defesa, o Fantasma tem 20,6 cortes por jogo – terceiro entre os 20 participantes.

A equipe também pode se aproveitar que, apesar dos números positivos apresentados, o Vitória está entre os quatro piores em pontuação como visitante. Já o alvinegro é o sétimo melhor mandante da Série B com 10 pontos somados em 15 disputados.

Desfalques e voltas

O Operário não poderá contar com o atacante Schumacher, que recebeu o terceiro amarelo contra o Juventude. Assim, Jefinho deve aparecer entre os relacionados. Em compensação, o técnico Gerson Gusmão comentou após o compromisso em Caxias que deve ter novamente à disposição o lateral Julinho e o zagueiro Reniê, que sofreram traumas durante o empate com o Cuiabá na semana passada.

O meia Thomaz Santos, entretanto, permanece sob cuidados do departamento médico alvinegro. Jean Carlo tende a seguir entre os titulares.

Ficha técnica

Operário: Thiago Braga; Sávio, Rafael Bonfim, Reniê e Julinho; Pedro Ken, Tomás Bastos, Marcelo e Jean Carlo; Lucas Batatinha e Roger. Técnico: Gerson Gusmão

Vitória: Ronaldo; Jonathan Bocão (Leandro Silva), João Victor, Wallace e Thiago Carleto; Guilherme Rend (Lucas Cândido), Fernando Neto e Marcelinho; Ewandro, Alisson Farias e Jordy Caicedo. Técnico: Bruno Pivetti

Data/Horário: 02/10/2020 (sexta-feira), às 19h15
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Thiago Luís Scarascati (SP) auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/SP) e Alberto Poletto Masseira (SP)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.