em

Operário e Cruzeiro: Fantasma faz 100ª partida pela Série B

Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário Ferroviário atinge nesta quinta (16), contra o Cruzeiro, a marca especial de 100 jogos desde que voltou para a Série B do Campeonato Brasileiro. O centésimo compromisso está marcado para 19h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). O duelo contra o time comandado por Vanderlei Luxemburgo e que está há dez jogos sem perder terá presença de público.

Nas 99 partidas anteriores, o Fantasma acumula 37 vitórias, 29 empates e 33 derrotas – 47,14% de aproveitamento. Apesar de ter mais triunfos, o alvinegro sofreu mais gols do que marcou. A defesa foi vazada em 99 oportunidades, enquanto o ataque balançou as redes 90 vezes.

Esse é um problema que o Operário está enfrentando na atual temporada. Há três jogos o Fantasma não sabe o que é marcar ao menos um golzinho. “Infelizmente a gente não está conseguindo manter o ataque positivo que tinha. Nas mudanças, às vezes não acontece a oportunidade de fazer gol em chances que estamos criando. É a gente continuar trabalhando”, comentou o técnico Matheus Costa após o empate sem gols com o Sampaio Corrêa.

O ataque alvinegro é o quarto pior da Série B. Há uma semana o DC trouxe levantamento que mostra o Fantasma como equipe que menos cria chances claras de gol na competição nacional.

Diante da seca, o time se afastou do ‘G4’. São sete pontos de desvantagem para o CRB, 4° colocado. Para a outra ponta, que tem os candidatos ao rebaixamento, a diferença está em dez pontos. Ou seja, novo tropeço pode deixar o Operário mais próximo do ‘Z4’ do que do acesso.

Volta no ataque

Matheus Costa tem à disposição para o jogo contra o Cruzeiro o atacante Felipe Garcia, que cumpriu suspensão automática na rodada anterior. Garcia pode atuar na vaga do lateral esquerdo Fabiano. Assim, Djalma Silva seria recuado. Outra alternativa seria o treinador sacar Thomaz Santos da equipe titular.

Outra avaliação que o comandante deve fazer está relacionada à composição do meio de campo. Contra o Sampaio, o time foi escalado com dois volantes. Se optar por formação mais ofensiva, o técnico tem a oportunidade de escalar Alan no lugar de Marcelo Santos.

Invencibilidade

O Cruzeiro é dono da melhor sequência de resultados da Série B. A Raposa não perde há dez rodadas. Os mineiros tentam reação avassaladora para alcançar a briga pelo acesso, mas a realidade ainda é a zona inferior da classificação.

O time de Vanderlei Luxemburgo é o 13° colocado com 29 pontos. Para o duelo com o Fantasma, o experiente treinador tem à disposição novamente o lateral esquerdo Jean Victor, o zagueiro Rhodolfo e o volante Ariel Cabral. O trio estava no departamento médico.

Podem aparecer entre os titulares o centroavante Marcelo Moreno, que serviu a seleção boliviana na semana passada, e o atacante Bruno José, autor do gol da vitória sobre a Ponte Preta. O último treino da Raposa é na noite desta quarta (15), quando o elenco faz ambientação com a iluminação da Arena do Jacaré.

Jogo terá presença de público

Apesar da contrariedade da Associação Nacional de Clubes, este será o terceiro compromisso do Cruzeiro com presença de público nas arquibancadas. Primeiro jogo do Operário com torcida desde março do ano passado.

A Raposa conseguiu liberação da Prefeitura de Sete Lagoas e liminar no STJD para contar com apoio presencial de torcedores. O fato gerou revolta nos demais clubes, que haviam aprovado em Conselho Técnico os jogos sem torcida até mudança de determinação por parte de autoridades sanitárias.

A Associação Nacional vê o Cruzeiro como beneficiado “com influência da sua torcida e com forte reflexo comportamental nos seus atletas, em flagrante prejuízo aos seus oponentes”. Além disso, o gramado está em situação precária.

A direção do Cruzeiro, no entanto, não pretende refugar e, inclusive, anunciou campanha promocional de ingressos para sócios no jogo contra o Operário.

De acordo com o protocolo local, torcedores que já foram vacinados com duas doses ou com dose única precisam apresentar o comprovante de vacinação. Quem ainda não tomou as duas doses, precisa levar um teste (antígeno ou PCR) e apresentá-lo no acesso ao estádio. O teste precisa ser realizado até 72 horas antes da data da partida.

A torcida ainda deve respeitar o distanciamento entre os assentos e fazer o uso de máscara durante toda a partida. O público máximo é de 5.400 torcedores. A capacidade total da Arena é 18 mil.

Ficha Técnica

Cruzeiro: Fábio; Raul Cáceres, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano, Rômulo e Marcinho (Giovanni); Wellington Nem, Marcelo Moreno e Bruno José. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Operário: Simão; Fábio Alemão, Reniê, Rodolfo Filemon e Fabiano (Felipe Garcia); Leandro Vilela, Marcelo Santos (Alex Silva) e Marcelo; Thomaz Santos, Djalma Silva e Paulo Sérgio. Técnico: Matheus Costa

Data/Horário: 16/09/2021 (quinta-feira), às 19h
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Arbitragem: Rodrigo Dalonso Ferreira (FIFA/SC) auxiliado por Alex dos Santos (SC) e Helton Nunes (SC) | VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Arte: dcmais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.