em

Operário e Botafogo: Fantasma pode ajudar o Coritiba na Série B

Foto retirada no último encontro entre Operário e Coritiba mostra junção de torcedores no Couto Pereira. Foto: André Jonsson/OFEC

Operário e Botafogo fazem jogo importante no feriado desta segunda-feira (15), a partir das 16h, pela 36ª rodada da Série B. Apesar do Fantasma estar praticamente sem chances de rebaixamento, o duelo no Engenhão, no Rio de Janeiro, pode terminar com festa carioca.

Isso porque uma vitória botafoguense garante o retorno do clube à elite nacional. Por isso, a expectativa é de casa cheia no Nilton Santos: 29.990 torcedores. Em contrapartida, o Operário pode interferir na festa e, de quebra, ajudar o Coritiba na briga pelo título da segunda divisão.

Um dia antes da partida entre Operário e Botafogo, o Coxa recebe o lanterna Brasil de Pelotas no Couto Pereira. Se vencer, o alviverde da capital paranaense praticamente assegura o acesso e reassume a liderança da Série B com 64 pontos contra 63 do Botafogo. A partir daí o Coritiba fica na torcida pelo Operário.

A disputa do título da Série B é bastante importante pelo lado técnico e financeiro. Quem conquista a taça da segunda divisão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil da temporada seguinte. Ou seja, Coritiba ou Botafogo não vão precisar jogar as duas primeiras fases em 2022 e partiriam com premiação de R$ 1,7 milhão na Copa do Brasil. É bom pelo bolso e pelo calendário menos apertado.

Além de Coxa e Botafogo, as equipes de Avaí e Goiás ainda possuem chances de título, mas elas são bastante reduzidas para catarinenses e goianos.

Bom para o Coritiba é que o técnico Ricardo Catalá, do Operário, assegura que busca três vitórias seguidas nas três últimas rodadas da Série B. Por isso, o Fantasma vai a campo com força máxima na reta final.

“Não vamos testar nada, nem improvisar. Vamos competir e fazer o melhor jogo que pudermos”, afirmou Catalá após a vitória sobre o Remo. O treinador conta com o retorno do volante Leandro Vilela para o duelo entre Operário e Botafogo. Por outro lado não vai ter o capitão Reniê na zaga.

Copa do Brasil

O futebol paranaense tem seis clubes garantidos na Copa do Brasil: Londrina, FC Cascavel, Operário e Athletico (pelo Estadual), além de Coritiba e Paraná Clube (pelo ranking da CBF).

Se o Coritiba for campeão da Série B e avançar direto para a terceira fase da Copa do Brasil, a vaga que se abre é pelo ranking da CBF. Ou seja, não aumenta a quantidade de paranaenses na competição de mata-mata.

Quem pode ampliar o número de representantes do estado é somente o Athletico. Se o Furacão conseguir classificação para a Libertadores (seja pela Sul-Americana, Copa do Brasil ou Brasileirão), o quinto colocado do Paranaense 2021 será beneficiado com vaga na primeira fase da Copa do Brasil 2022. Nesse caso quem comemoraria a sétima vaga do estado é o Azuriz FC.

Ficha Técnica

Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Carlinhos; Luís Oyama, Pedro Castro, Warley e Marco Antônio; Diego Gonçalves e Rafael Navarro. Técnico: Enderson Moreira

Operário: Thiago Braga; Lucas Mendes, Fábio Alemão, Odivan e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo e Rafael Chorão; Thomaz Santos, Felipe Garcia e Paulo Sérgio. Técnico: Ricardo Catalá

Data/Horário: 15/11/2021 (segunda-feira), às 16h
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) auxiliado por Hélcio Araújo Neves (PA) e Luís Diego Nascimento Lopes (PA) | VAR: Émerson de Almeida Ferreira (MG)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.