em

Operação Serra Segura fiscaliza mais de 100 veículos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na última segunda-feira (24), mais uma Operação Serra Segura na região dos Campos Gerais. A ação tem como principal objetivo conscientizar os motoristas e proprietários de veículos sobre a importância da manutenção dos mesmos.

Segundo a PRF, enquanto os policiais fiscalizam a documentação, o condutor e a carga, as equipes de mecânicos da concessionária responsável realizaram a verificação de alguns itens do veículo como sistemas de freios, direção, suspensão, sinalização e iluminação.

Durante a fiscalização, os ocupantes do veículo foram convidados a assistir uma palestra rápida sobre segurança no trânsito com policiais do Grupo de Educação de Trânsito, onde receberam informações importantes, tiraram dúvidas e compartilharam experiências.

A operação, que contou com a participação de 9 PRFs, além de equipes da Concessionária de Rodovias Caminhos do Paraná e do Sest Senat de Guarapuava, ocorreu na Unidade Operacional do Guará (BR-277).

Durante sete horas de operação, mais de 100 veículos foram fiscalizados, e as maiores irregularidades registradas foram no sistema de sinalização (16%), tacógrafo (14%), equipamentos obrigatórios (14%), sistema de iluminação (10%) e nos pneus (10%).

Problemas nos sistemas de freio que, historicamente giravam em torno de 30% dos veículos fiscalizados, desta vez apareceram em 8% dos veículos. Um motorista foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool, 18 documentos foram retidos para regularização dos veículos, 8 veículos foram retidos e quase 40 toneladas de excesso de peso flagradas – mais de 21 toneladas em apenas um veículo. Devido aos resultados positivos desse tipo de ação, a PRF deverá realizar novas edições da Operação durante o ano.

Operação durou cerca de sete horas e fiscalizou mais de 100 veículos. (Foto: PRF/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.