Menu
em

Olinda e Vila empatam no Amador de PG, com público sem máscara

Na manhã deste domingo (1), Olinda e Vila Velha empataram em 1 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa de 2020. A partida foi no Estádio André Mulaski e além de disputado, com três expulsões, duas delas do Vila, também foi marcada pelo desrespeito ao uso obrigatório de máscara. Além dos jogadores, técnicos e árbitros, cerca de outras 40 pessoas estavam no local.

Desde o dia 19 de outubro, a prefeitura de Ponta Grossa flexibilizou as normas restritivas. O prefeito Marcelo Rangel explicou que a prefeitura não faria proibições, “mas recomendações”. No entanto, o decreto estadual número 4692, de 25 de junho de 2020, ainda em vigor, “obriga o uso de máscaras enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2”.

Especifica que máscaras “devem ser usadas em vias públicas, parques e praças, transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais, bancários e outros locais em que possa haver aglomerações de pessoas”. Já o decreto municipal número 17.900, recomenda “para os locais ao ar livre de uso público o distanciamento social de 1,5 metro”. Medidas essas que não foram seguidas no jogo deste domingo.

O Campeonato Amador 2020, promovido pela Liga de Futebol de Ponta Grossa (LFPG), ficou mais de seis meses paralisado por causa do novo coronavírus. Os jogos voltaram em setembro e neste domingo iniciou a fase mata-mata pelas quartas de final. Questionado, o presidente da Liga, César Roberto Pitela, foi breve: “Nós estamos cumprindo o decreto, não tem o que falar mais”.

Pitela descreve que está sendo feita a medição de temperatura dos participantes, disponibilização do álcool em gel e utilização de máscaras pelos atletas que ficam no banco de reserva. No jogo deste último domingo, na partida de Olinda e Vila Velha, não foi possível confirmar se as duas primeiras medidas foram realmente adotadas, porém os reservas não estavam usando máscara.

O presidente ainda enfatizou que o campeonato se encaminha para o seu encerramento. “Agora dia 8 tem quatro jogos e daí vai ficar só dois jogos, então vamos paralisar por causa das eleições”, disse.

Ele ressaltou que as medidas de prevenção são aquelas que estão definidas no decreto municipal. “Desde que retornamos, não soube de nenhum de caso de atletas contaminado com esse vírus. Eu acredito que está tudo ‘dentro dos conformes’ e graças a Deus, nós estamos terminando o campeonato”, afirmou. A previsão é que o Campeonato seja finalizado até o dia 6 de dezembro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile