em

Ofício sugere que PG reduza número de vereadores de 19 para 15

(foto: divulgação)

O debate sobre o aumento do número de vereadores em Ponta Grossa tem se destacado entre as entidades da cidade e levantou ainda outra questão: a ACIPG pede que não só aumento seja barrado, como o número de cadeiras da Câmara seja reduzido para 15.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) enviou um ofício para o presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Chociai, apontando justificativas para que um plebiscito seja feito com a população para discutir o tema do número de parlamentares.

Neste documento, a entidade aponta que “baseando-nos em argumentos técnicos e dados demográficos, defendemos a redução do número de vereadores de 19 para 15 […] O aumento do número de vereadores em Ponta Grossa não se justifica, pelo contrário , é hora pensar em redução e melhoria do sistema”, enfatiza a ACIPG.

Para a entidade, o aumento de vereadores não reflete diretamente em benefícios para a população e finaliza pedindo para que Chociai “considere a proposta e busque alternativas para fortalecer a representatividade e a qualidade do trabalho legislativo”.

PG já teve mais vereadores

A Câmara de Ponta Grossa já teve 23 vereadores. A redução para 19 aconteceu após aprovação de uma emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), em abril de 2019. Por isso, em 2020, os ponta-grossenses elegeram quatro vereadores a menos que na eleição anterior, em 2016.

O projeto de lei que previa a redução de cadeiras na Câmara tramitou por oito meses até ser finalmente aprovado pelos parlamentares.

Em 2019, a proposta para redução para 15 vereadores também foi feita pelo então vereador George de Oliveira, mas a emenda foi reprovada. Esta redução de cadeiras para 15 também foi destacada e apoiada pela ACIPG quando o debate foi feito.

Leia mais: ACIPG lista motivos para barrar aumento de vereadores em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.