Menu
em

Ocupação de UTIs chega a 97% no município

Entre 125 leitos de UTI, PG tem somente quatro vagos

Foto: Silvio AVILA /AFP

O boletim da covid-19 divulgado nesta quinta-feira (17) pela Fundação Municipal de Saúde revela que a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atingiu patamares extremos. Em toda a rede hospitalar de Ponta Grossa existem 125 leitos de UTI. Desses, apenas quatro estão vagos, o que significa taxa de ocupação de 97%.

Não se trata somente de leitos da Ala Covid do HU, onde o boletim da UEPG da noite informou que estão em uso 29 dos 30 leitos de UTI. A ocupação de 97% se refere a todas as UTIs de todos os hospitais: Centro Hospitalar São Camilo, Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi, Hospital Santa Casa, Hospital Bom Jesus, Hospital Geral Unimed e Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.

A Ala Covid do HU já vinha apresentando ocupação alta nas últimas semanas. Já os dados dos demais hospitais nem sempre estão atualizados no boletim, porque dependem do envio das informações atualizadas pelas instituições que nem sempre são repassadas a tempo. A oferta de somente squatro leitos de UTI em todo o município implica que atualmente, mesmo no setor privado, obter uma vaga de internamento em UTI seja tarefa difícil.

Em setembro

Situação semelhante ocorreu em 3 de setembro, quando a cidade estava com 113 de seus 116 leitos de UTI em uso, conforme descrito no boletim à época. Na ocasião, a lotação da Ala Covid no HU estava em 29 dos 30 leitos de UTI e em todos os 24 leitos de enfermaria. Os demais hospitais, só estava disponíveis dois dos 86 leitos ofertados. Havia, portanto, apenas três leitos de UTI disponíveis em toda a rede de hospitais (SUS e particular).

Manjabosco

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais contatou o secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, para saber se a alta ocupação já era esperada, e se tem relação com a transferência e remanejamento de pacientes pela triagem da Sesa-PR, diante do avanço dos contágios no estado. Manjabosco costuma responder a todo questionamento, mas o pedido foi feito no final da tarde – uma vez que o boletim só é divulgado por volta das 17 horas – o que pode ter inviabilizado seu retorno até o fechamento desta edição.

97%- é a taxa de ocupação de UTI em Ponta Grossa. O dado se refere a todos os internamentos, não só relacionados à covid-19

Covid-19 tem mais 101 casos e uma morte

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou a inclusão de 101 novos casos de covid-19, no boletim oficial da doença em Ponta Grossa, nessa quinta-feira. Com isso o município chegou a 10.889 casos confirmados, dos quais 5.824 são considerados recuperados, 4.834 estão em isolamento domiciliar, 23 em leitos de enfermaria e 19 em leitos de UTI. Os dados são exclusivamente de pacientes de Ponta Grossa.

O boletim também informa a morte de número 185. A vítima é um homem, com mais de 80 anos. Até o momento, os pacientes do sexo masculino correspondem a 61% dos casos fatais da doença no município.

Leitos covid

Outros seis óbitos suspeitos estão sob investigação. A FMS ainda monitora 5.664 casos de pacientes suspeitos de contágio. Até o momento, 56.375 testes de covid-19 já foram realizados no município, dos quais 19,5% tiveram resultado positivo. Outras 544 pessoas aguardam resultados de exames.

A Ala Covid do HU, que atende pacientes de Ponta Grossa e de outros municípios, encontra-se com 89% de lotação. Estão em uso 27 dos 30 leitos de UTI e 39 dos 44 leitos clínicos. No final tarde, o HU informou que a ocupação da Ala mudou para 29 leitos em UTI e 37 em leitos clínicos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile